Apoiadores do presidente Donald Trump invadem Congresso dos EUA

Manifestantes pró-Trump interrompem sessão que confirmaria a vitória de Joe Biden nas eleições 2020. Presidente Donald Trump estimulou multidão a marchar em direção ao Capitólio.
Manifestantes pró-Trump interrompem sessão que confirmaria a vitória de Joe Biden nas eleições 2020. Presidente Donald Trump estimulou multidão a marchar em direção ao Capitólio.

Apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiram nesta quarta-feira (06/01/2020) o Capitólio durante a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro, forçando a saída abrupta de parlamentares e a interrupção da cerimônia.

Militantes que defendem Trump conseguiram romper diversas barricadas erguidas pela polícia, invadiram o prédio do Congresso e foram vistos em diversos pontos do edifício.

Segundo relatos da imprensa americana, um aviso sonoro começou a tocar no prédio enquanto os congressistas se preparavam para confirmar a vitória de Biden. “Ameaça externa de segurança”, dizia o aviso, acrescentando que ninguém deveria sair ou entrar no Capitólio.

Jornalistas foram instruídos a permanecer no comitê de imprensa do Senado, e as portas foram fechadas. Alguns senadores e deputados depois foram vistos sendo retirados do edifício.

A invasão ocorreu depois que o vice-presidente Mike Pence se recusou a atender a um pedido de Trump para que bloqueasse a confirmação da vitória de Biden.Cabe ao vice-presidente do país presidir a sessão conjunta do Congresso na qual os votos do Colégio Eleitoral são contados e, ao final, anunciar quem foi o vencedor.

Trump havia estimulado seus apoiadores a marchar em direção ao Congresso. Após a invasão do prédio, ele solicitou, pelo Twitter, que agissem de forma pacífica.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9023 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).