ALBA: Deputado Adolfo Madolfo Menezes propõe homenagem ao almirante Marcelo Francisco Campos

O deputado Adolfo Menezes.
O deputado Adolfo Menezes.

O deputado Adolfo Menezes (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALNA), o Projeto de Resolução nº 2.925/2020, com o objetivo de conceder o Título de Cidadão Baiano ao almirante de esquadra Marcelo Francisco Campos, diretor-geral de navegação da Marinha Brasileira. A honraria deverá ser entregue em sessão especial da Casa Legislativa, em data estabelecida pela Mesa Diretora.

De acordo com o parlamentar, o Almirante Campos é dono de um vasto currículo profissional. Nasceu em 12 de fevereiro de 1962, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é casado com Cristina de Proença Rosa Campos e tem três filhas: Eduarda, Beatriz e Paula. Aos 18 anos, ingressou como aspirante na Marinha do Brasil; Aprimorou-se em Comunicações, possuindo o título de mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval. Dentre os vários cursos realizados, na longa carreira de 40 anos, Menezes destaca o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra.

Na proposição, o legislador lembra que o almirante comandou importantes organizações militares, inclusive na Bahia: Navio-Varredor Anhatomirim, Estação Rádio da Marinha em Salvador, Comando da Flotilha do Amazonas, Diretoria de Assistência Social da Marinha, Escola Naval, Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha e Comando do 2º Distrito Naval.

“No desempenho de suas atividades, a atuação do Almirante Campos possibilitou realizações importantes para a nossa Bahia”, assinalou o deputado, que fez questão de enumerar algumas ações do homenageado. Dentre elas, a implementação da sinalização de bandeiras nos mastros dos iates clubes; o intercâmbio de recursos humanos e técnicos, da Marinha com o Senai-Cimatec; a instrução sobre Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, por meio do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e a realização de Cerimonial à Bandeira, narrado no Farol da Barra e no Comando do 2º Distrito Naval, como atrativo turístico.

Além de participar da criação de um projeto de monitoramento por câmeras da Baía de Todos os Santos, visando à criação do Centro Integrado de Segurança Marítima Regional do Comando do 2º Distrito Naval, Menezes revela que o atual diretor de navegação da Marinha Brasileira “intensificou as ações educativas com relação à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição hídrica”.

Ele aponta ainda que ações do homenageado, como patrulhas e inspeções navais, “Operação Verão” e a “Campanha Legal no Mar”, tão importantes para um estado que possui naturalmente uma vocação marítima, foram fundamentais para a conscientização de diversos profissionais aquaviários, proprietários e tripulantes de embarcações e da população em geral.

“Nada mais justo do que conceder ao almirante de esquadra Marcelo Francisco Campos, o título honorífico de Cidadão Baiano, razão pela qual conclamamos a todos os nossos pares a fazer-lhe justiça, com distinção tão merecida”, encerrou Adolfo Menezes.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 105578 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]