Vereador critica uso de pronomes neutros pela Prefeitura de Feira de Santana em site oficial; Roberto Tourinho contesta

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Edvaldo Lima: recebi ligação de vários pastores e de outros evangélicos por causa desta atitude. Querem inventar uma palavra que não existe na Língua Portuguesa.
Edvaldo Lima: recebi ligação de vários pastores e de outros evangélicos por causa desta atitude. Querem inventar uma palavra que não existe na Língua Portuguesa.

A Prefeitura de Feira de Santana, através de site oficial, está adotando a palavra “todes”, em vez de “todos”, segundo informou em tom de protesto nesta segunda-feira (14/12/2020), na Câmara, o vereador Edvaldo Lima.  O recurso – flexão de palavras utilizando as letras E ou X, ou ainda o símbolo @ – vem sendo utilizado com o objetivo de tornar o gênero neutro, atendendo a proposta do segmento LGBTQIA+, que passou a questionar a variação binária de gênero no português. “Recebi ligação de vários pastores e de outros evangélicos por causa desta atitude. Querem inventar uma palavra que não existe na Língua Portuguesa”.

É uma invenção do grupo LGBT, querem mudar tudo e nos fazer engolir”, reage Edvaldo. “Todes, para definir que não existe sexo definido, é uma afronta a Deus e à família”, afirmou, na Tribuna da Casa da Cidadania. Edvaldo garante que a bancada evangélica da Câmara de Vereadores não vai permitir a utilização “deste tipo de expressão” na comunicação oficial do Governo Municipal. “Quero chamar a atenção do secretário de Comunicação Social, Edson Borges, que sei da competência e tenho muito respeito, para as postagens no site e redes sociais oficiais da Prefeitura”.

Edvaldo diz ter certeza que o prefeito não tem conhecimento do fato. “Pode parecer besteira, mas se eu me calar, amanhã, vão querer gastar dinheiro público para construir banheiros específicos, com o gênero que eles querem”.  Poucos minutos após seu pronunciamento, o vereador informou que a postagem foi excluída “assim que (o prefeito) Colbert Martins tomou conhecimento”. Contudo, observa, a postagem com a logomarca oficial continua na rede social do secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto. “Ele disse que não iria tirar, pois é sua página privada. Mas tem a logomarca da Prefeitura. Então com o respeito que lhe tenho, peço que retire a logomarca”, apela.

“É válido”, afirma Tourinho sobre uso da palavra “todes” em site oficial da Prefeitura

É válido, segundo o vereador Roberto Tourinho (PSB), o uso de linguagem neutra para representar todos os gêneros. “Integramos uma sociedade eclética”, disse ele, em pronunciamento nesta segunda (14) na Câmara Municipal, em contraponto ao colega Edvaldo Lima (MDB), que protestou contra a Prefeitura pelo uso,em reportagem publicada em seu site oficial, da palavra “todes”, no lugar de “todos ou todas”.

O recurso vem sendo utilizado com o objetivo de tornar o gênero neutro, conforme proposta do segmento LGBTQIA+. Ao defender a utilização da palavra, Tourinho disse que parlamentares devem ter “pensamento aberto e respeitoso” e estar atentos para não “transformar a Tribuna desta Casa em um púlpito ou altar”, preocupando-se apenas com os princípios da sua religião. “Precisamos ter a grandeza de entender que todos têm a liberdade para seguir sua religião e orientação sexual. Quando chegamos aqui é para respeitar e representar a todos, todas e ‘todes’, porque, a comunidade é feita de homens, de mulheres, da comunidade LGBT e de todos os segmentos da nossa sociedade”, afirma o vereador, que não concorreu à reeleição para o Legislativo, uma vez que disputou a Prefeitura.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]