Velório de Pompílio ocorre no saguão da Prefeitura de Conceição da Feira; Primeira dama será enterrada em Salvador

O prefeito Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio, 61 anos, PSD) será velado e enterrado em Conceição da Feira, enquanto a primeira-dama Elba Rejane Silva será velada e enterrada em Salvador.
O prefeito Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio, 61 anos, PSD) será velado e enterrado em Conceição da Feira, enquanto a primeira-dama Elba Rejane Silva será velada e enterrada em Salvador.

Segundo fonte do Jornal Grande Bahia (JGB), o velório do corpo do prefeito Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio, 61 anos, PSD) terá início na noite desta sexta-feira (11/12/2020) no saguão do Paço Municipal de Conceição da Feira, às 8:30 horas ocorre a missa de Corpo Presente e o enterro será às 10 horas, de sábado (12). Ele nasceu em 22 de novembro de 1959 e estava no segundo mandato consecutivo de prefeito de Conceição da Feira.

O corpo da primeira-dama Elba Rejane Silva será velado no cemitério Jardim da Saudade em Salvador e o enterro ocorre às 16 horas, deste sábado (12), no mesmo cemitério.

O Poder Executivo Municipal decretou Luto Oficial de três dias.

Homicídio seguido de suicídio

No final da manhã desta sexta-feira (11), uma notícia divulgada, primeiro nas redes sociais e depois pela imprensa, informou à comunidade da tragédia que ocorrera em Salvador. Raimundo da Cruz Bastos (Pompílio) e Elba Rejane Silva foram encontrados mortos no condomínio Le Parc Residential Resort, situado na Avenida Luís Viana (Paralela), em Salvador.

Os corpos foram achados no apartamento do casal, situado na Torre Éden (Torre 9 do Le Parc). Segundo relatos, a porta estava aberta e a suspeita é de que houve homicídio, seguido de suicídio.

Equipes da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itapuã) e do Departamento de Homicídio de Proteção à Pessoa (DHPP) realizaram o levantamento técnico da ocorrência.

Histórico

Antes de ingressar na política, Raimundo Bastos era empresário do setor avícola de Conceição da Feira.

Pompílio foi casado por duas vezes. Com a primeira esposa, Milena Plácido Correia, ele teve duas filhas, Carolina Plácido Correia Bastos e Marina Plácido Correia Bastos.

A segunda relação, com Elba Rejane, durou cerca de 15 anos e resultou em uma filha, Catarina Bastos.

A primeira-dama tinha um filho, Rauan Silva, resultado de relacionamento anterior ao casamento com Pompílio.

Natural do município de Saúde, em 2013, ela ocupou o cargo de secretária de Assistência Social, durante um ano da primeira gestão do marido.

Nas Eleições 2020, Elba Rejane participou de atos da campanha eleitoral e apoiou a candidatura de Rosilda Bastos.

Em novembro de 2019, a primeira-dama promoveu uma missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em homenagem ao aniversário do marido. Ao final do evento, eles brindaram o momento.

O casal era bastante querido da comunidade local. Mesmo antes da política, tinham envolvimento com o movimento religioso e cultural de Conceição da Feira.

As mortes de Raimundo Bastos e Elba Rejane trouxeram profundo pesar para familiares, amigos, colaboradores e lideranças políticas da comunidade.

Posse

A vice-prefeita Rosilda de Sousa Bastos (68 anos, PSD) será empossada na Câmara Municipal, às 9 horas, desta segunda-feira (14). Ela está no segundo mandato de vice-prefeita e, com o apoio de Pompílio, foi candidata à prefeita nas Eleições 2020, mas não obteve êxito.

Sobre Carlos Augusto 9512 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).