UNEB lança curso online gratuito sobre o funcionamento da Covid-19

O curso é inteiramente online, gratuito e oferece capacitação de 60 horas para os cursistas que completarem a avaliação.
O curso é inteiramente online, gratuito e oferece capacitação de 60 horas para os cursistas que completarem a avaliação.

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) lançou o curso “Vírus e seu funcionamento com ênfase no Sars-CoV-2 e na Covid-19”, a é iniciativa integrante do projeto “Covid-19: uma visão multidisciplinar”. O curso é inteiramente online, gratuito e oferece capacitação de 60 horas para os cursistas que completarem a avaliação. As inscrições ocorrem no site da Unead.

O curso tem por objetivo realizar uma contribuição à sociedade, difundindo saberes e informações científicas em uma abordagem didática sobre a estrutura, classificação e multiplicação do novo coronavírus. Abordando, ainda, a relação entre vírus e desenvolvimento de câncer, além de estar aliado aos conhecimentos sobre a emergência em saúde pública causada pelo Sars-CoV-2 e pela Covid-19. A capacitação também contempla os sintomas, tratamento e epidemiologia da doença, além de incentivar a reflexão sobre comunicação de risco e fake news relacionadas à Covid-19.

A iniciativa é aberta para a toda a sociedade, sendo ideal para estudantes, professores, técnicos, enfermeiros e diversos profissionais da área saúde e biologia ou para aqueles que buscam mais informações sobre o vírus e seu funcionamento. A metodologia empregada introduz conhecimentos gerais sobre os vírus para o público leigo, com ênfase no Sars-CoV-2, e discute as características gerais, formas de transmissão e medidas de prevenção, se aprofundando em aspectos como as características, classificação e multiplicação viral, por exemplo.

A proposta é de autoria da docente Maria Elizangela Ramos Junqueira, Doutora em Ciências pelo Programa em Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Botânica (Uefs) e graduada em Ciências Biológicas (Uefs). Atua como professora no Departamento de Ciências da Vida – Área de Saúde coletiva da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Bióloga no Setor de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis na Secretária Municipal de Saúde de Salvador.

A autora do curso, profa. dra. Elizangela, afirma que “os conhecimentos reunidos no curso são informações oriundas de publicações científicas, livros técnicos e dados de instituições oficiais, assim, validando as informações apresentadas. Os conteúdos apresentados se constituem nas informações mais relevantes disponíveis até o momento sobre a Sars-CoV-2 e a Covid-19”.

A dra. Elizangela destaca que “estamos vivenciando uma Emergência em Saúde Pública de natureza internacional. Por isso, em todo o mundo o ritmo de produção científica está acelerado, muitas informações estão sendo investigadas com profundidade. Novas informações podem ser descobertas durante o desenvolvimento deste curso ou novas interpretações para os fenômenos descritos atualmente. Isso é admissível, pois a ciência é mutável, o conhecimento produzido é passível de mudança e não é inquestionável”.

Ações de combate à pandemia desenvolvidas pela UNEB

O projeto “Covid-19: uma visão multidisciplinar” faz parte das ações de combate e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus promovidas pela Uneb. Contemplado no edital 030/2020 – PROBEX/Uneb, da Pró-reitoria de Extensão (Proex), o projeto integra a Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) e é coordenado pela profa. dra. Tânia Moura Benevides e pela profa. dra. Lídia Boaventura Pimenta, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Ao todo, foram ofertados cinco cursos EaD autoinstrucionais sobre o novo coronavírus (covid-19), em uma perspectiva multidisciplinar, buscando produzir e difundir conhecimento científico relevante, através da educação mediada pelas tecnologias. A oferta dos cursos é gratuita e online, contando com método avaliativo de aprendizagem, por intermédio de questionário, que auxilia na mensuração do desenvolvimento do(a) cursista e possibilita a certificação ao fim do processo.

Todo o conteúdo foi elaborado por professores mestres e/ou doutores das respectivas áreas de conhecimento – geografia, educação física, políticas públicas, história e biologia. Os interessados poderão participar dos cursos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da plataforma Cursos Livres Online (CLOn). Todos os cursos estão disponíveis gratuitamente e inteiramente online.

Conheça os cursos

Fluxos migratórios e o contágio do coronavírus;

Cuidados com a saúde e vida saudável em tempos de pandemia;

Políticas públicas de saúde – limites e possibilidades;

As pandemias ao longo da história da humanidade;

Vírus e seu funcionamento com ênfase no Sars-CoV-2.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112620 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]