Salvador: Mostra “Sal, suor & labor” exibe imagens relacionadas à pesca artesanal

Obra Capitães da areia do fotógrafo Eduardo Moody.
Obra Capitães da areia do fotógrafo Eduardo Moody.

A exposição “Sal, suor & labor” ficará exposta de 3 de dezembro de 2020 a 2 de fevereiro de 2020 na Loja Bontempo, Alameda das Espatódias. Com o intuito de fazer uma homenagem aos pescadores da pesca artesanal, a exposição apresenta 20 fotografias do artista baiano Eduardo Moody. Sob curadoria de Andréa Beraldo, a exposição coloca em cena a cultura imaterial da pesca, liderada quase que exclusivamente por homens negros, que aprenderam com seus pais e avós dados sobre ventos, marés, espécies de peixes, artesanato de redes, cantorias. Da paciência e poesia de se observar o trabalho de um pescador à força e rudeza exigidas em seu trabalho, vemos nas obras de Eduardo Moody um olhar contemplativo e, também, de reflexão acerca do declínio da cultura da pesca, que tem levado filhos de pescadores a aprenderem outras profissões mais rentáveis para o sustento de suas famílias.

“Como tenho uma proximidade muito grande com o mar, que é dada através do surfe, sempre fico atento à beleza que envolve o trabalho da pesca artesanal. As fotografias selecionadas valorizam esse patrimônio imaterial que agora, infelizmente – e mais do que nunca –, encontra-se terrivelmente ameaçado pela tragédia com o petróleo que estamos vivendo nas praias do nordeste brasileiro”, diz Eduardo Moody, formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que há mais de 20 anos dedica seu trabalho à fotografia.

Para Andréa Beraldo, curadora da exposição, “Sal, suor & labor” traz à cena elementos que estão presentes na prática da pesca, como o sal do mar e o suor, potente metáfora de todo esforço físico envolvido num labor que repousa, necessariamente, em rituais passados e que envolve manejo, sabedoria, leitura da natureza e paciência para ser executado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.