Salvador: Mais de 25 mil garrafas pet compõem decoração do Natal na Praça Ana Lúcia Magalhães

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Decoração de Natal feita com garrafas pet na praça Ana Lúcia Magalhães.
Decoração de Natal feita com garrafas pet na praça Ana Lúcia Magalhães.

Mais de 25 mil garrafas pet compõem a decoração de Natal da Praça Ana Lúcia Magalhães, localizada no Bairro da Pituba, em Salvador. A confecção dos símbolos natalinos, feitos de forma 100% sustentável pelo setor de reciclagem da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), teve início em setembro.

Assinada pelo artista plástico Gilson Cardoso, a decoração já pode ser apreciada. Além de garrafas pet, os elementos natalinos ganharam vida através de materiais como papelão, pallets, PVC, isopor, calotas de pneu, lona e restos de tecidos.

Para o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira, a proposta para este ano é mostrar que, com criatividade, é possível reaproveitar qualquer resíduo. Ele ressaltou que a arte é capaz de sensibilizar as pessoas, incentivá-las a repensar seus hábitos de consumo e mostrar as diversas possibilidades que podem ser exploradas, antes de descartar os resíduos.

“Pensamos na reutilização de diversos materiais, não apenas as garrafas pet. A finalidade é mostrar que, o que muitos consideram descartável, pode ganhar uma nova utilidade e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente”, destacou Oliveira.

Além da tradicional árvore de Natal, a decoração também vai contar com renas feitas com garrafas pet, um trenó construído a partir de pallets, caixas de presente revestidas com lona, um presépio feito a partir do reaproveitamento de manequins e tecido, entre outros elementos.

Gilson Cardoso considera que é possível conscientizar as pessoas através dessa iniciativa, mostrando que com criatividade, o que muitos consideram “lixo”, pode se transformar em arte sustentável.  “Nem tudo que se vê no lixo é lixo de verdade, e se você tiver um olhar apurado e dedicação tudo pode ser reaproveitado e transformado”, comentou o artista plástico.

Mais árvores

Outras três árvores feitas com garrafas pet também foram produzidas pela Limpurb e serão instaladas na Barra, Rio Vermelho e Barroquinha. Uma mede 5,5 metros, confeccionada com aproximadamente 6,5 mil garrafas; outra com 4,5 metros de altura, feita com 5,5 mil garrafas; e a menor, com 3,5 metros produzida com 4 mil garrafas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]