Salvador: Hospital Santa Izabel inaugura primeiro serviço de reabilitação pós-Covid da Bahia

Fachada da unidade de saúde da Bahia especializada em reabilitação pós-Covid-19.
Fachada da unidade de saúde da Bahia especializada em reabilitação pós-Covid-19.

O Hospital Santa Izabel inaugurou, na segunda-feira (07/12/2020), a primeira unidade de saúde da Bahia especializada em reabilitação pós-Covid, com atendimento para todos os pacientes que tiveram a doença, mesmo os que não precisaram de internação durante o período de infecção.

O serviço funciona na Unidade Álvaro Lemos, que pertence ao HSI e está localizada no Bairro de Ondina, em Salvador, sendo referência em medicina osteoarticular e reabilitação.

Segundo pesquisas divulgadas pelos Serviços Nacionais de Saúde (National Health Services) da Inglaterra, mesmo quando não há mais carga viral circulante, os pacientes recuperados da Covid-19 podem desenvolver doenças coronarianas, neurológicas e endocrinológicas.

De acordo com estudos, entre os pacientes que foram hospitalizados devido ao Sars-CoV-2, 45% necessitarão de cuidados em casa, 4% precisarão de algum tipo de reabilitação, a exemplo da fisioterapia pulmonar, e 1% deverá receber tratamento médico para o resto da vida.

“Muitos pacientes, após a fase aguda da doença, mesmo aqueles que não necessitaram de internação, precisarão de acompanhamento de uma equipe especializada, pois ainda mantém sintomas persistentes. Os sintomas podem ter início da fase aguda da doença e se estenderem na fase mais tardia, até mesmo após a cura da Covid-19, permanecendo por dias e até messes”, avaliou a médica pneumologista e gerente técnica assistencial do HSI, Bárbara Sobral.

Dentre os principais problemas que podem ocorrer durante a síndrome inflamatória pós-Covid estão as limitações respiratórias, causadas por fibrose pulmonar, lesões cardíacas, fadiga, fraqueza muscular, problemas de memória, insuficiência renal, além de alterações cognitivas e psíquicas.

Na Unidade Álvaro Lemos o paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar, composta por pneumologista, cardiologista, endocrinologista, neurologista, médico especialista em terapia da dor, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, que elaboram, em conjunto, um plano terapêutico para reabilitação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.