Reitor da UFRB recebe ofício da União dos Estudantes da Bahia sobre ensino remoto

Reitor se reúne com representantes da União dos Estudantes da Bahia.
Reitor se reúne com representantes da União dos Estudantes da Bahia.

Nesta quinta-feira (10/12/2020), o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Fábio Josué, recebeu representantes da União dos Estudantes da Bahia (UEB). A reunião aconteceu de forma retoma e fez parte da agenda de mobilizações do Dia Nacional em Defesa da Autonomia Universitária, apoiado por diversas entidades, como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), além de estudantes de todo o país.

A presidente da UEB, Layane Cotrim, entregou simbolicamente ao reitor um ofício da entidade sobre a adoção de atividades não presenciais no ensino superior público da Bahia. Intitulado “A universidade precisa continuar sendo pública, inclusiva e de qualidade”, o documento está dividido em seis tópicos: 1- A preservação da vida em primeiro lugar; 2- Acesso universal à Internet de qualidade é apenas o ponto de partida; 3- A democratização do acesso à internet e aos meios digitais deve ser uma realidade para além da crise sanitária; 4- As medidas e políticas referentes à graduação, pesquisa, extensão e permanência adotadas pelo ensino superior público durante a Pandemia; 5- Considerações a respeito da realidade pós-pandêmica letiva e acadêmica no ensino superior público da Bahia; 6 – Unidade em favor da Ciência, da Educação e da Permanência.

“Achamos importante contribuir nesse momento que é novo, que é atípico, e reafirmar nossa defesa da universidade pública e de qualidade, mas também autônoma, seja na sua gestão financeira, didático-científica ou administrativa”, disse Layane. Representante regional da UEB na UFRB, o estudante Lucinaldo Ribeiro destacou que a atual gestão da entidade está empenhada nas pautas dos estudantes e na construção de um diálogo propositivo com as instituições, “compreendendo as dificuldades da atual conjuntura, que coloca desafios para todos”.

O vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) na Bahia, Victor Santos, também destacou o apoio da entidade às pautas e agradeceu o acolhimento da UFRB aos estudantes. “A UNE, como todas as entidades estudantis, vem travando essa luta diariamente e está à disposição para o diálogo e a construção conjunta dos processos de luta”, disse. “Esse documento expressa exatamente o que os estudantes baianos pensam sobre o ensino remoto, mas também pode vir a ser complementado com novas contribuições a partir das experiências que teremos daqui pra frente”, ressaltou Santos.

Posicionamento da UFRB

Receptivo às falas, o reitor da UFRB Fábio Josué afirmou que, desde a suspensão das atividades presenciais no dia 17 de março em função da pandemia, todas as medidas que a Universidade adotou foram resultado de muito debate. “Era algo muito novo, complexo, e precisamos chamar um debate interno junto a nossa comunidade acadêmica para a construção das alternativas. Constituímos o Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19; realizamos o levantamento da situação de acesso à internet e a meios digitais entre estudantes, professores e técnicos; e só então desenvolvemos nosso calendário de aulas remotas”, explicou.

Apesar das resistências iniciais, o reitor pontuou que o ensino remoto é uma situação emergencial, que se apresenta como uma possibilidade, neste momento de pandemia, de manter o vínculo do estudante com a Universidade. “Tivemos o cuidado de oferecer um semestre suplementar não obrigatório, mantendo todos os auxílios de permanência qualificada e lançando novos editais de apoio aos estudantes voltados à inclusão digital”, disse Fábio Josué.

Ao final, o reitor parabenizou a UEB pela construção do documento e se colocou à disposição dos estudantes para o diálogo sobre as pautas apresentadas. Ele informou que o planejamento da UFRB para 2021 é oferecer o primeiro semestre também na modalidade de ensino remoto, com início em fevereiro, e os demais só serão definidos após uma nova avaliação do cenário epidemiológico.

Redação do Jornal Grande Bahia
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