PT lamenta morte de Tabaré Vazquez, fundamental para a integração da América Latina

Ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez faleceu na madrugada deste domingo (06).
Ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez faleceu na madrugada deste domingo (06).

O ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez faleceu na madrugada deste domingo (06/12/2020), em Montevidéu. Tabaré Vasquez ocupou o cargo de presidente do Uruguai de 2005 até 2010 e de 2015 até 2019, sucedendo José Mujica. Um dos líderes da Frente Ampla, Tabaré foi o primeiro político de esquerda a ocupar um cargo de importância na política uruguaia, quando foi eleito prefeito de Montevidéu em 1989. Ele lutava contra um câncer de pulmão.

“Hoje perdi um amigo querido meu e do Brasil. Minha solidariedade e sentimentos aos familiares, amigos e ao povo uruguaio, que preservará a memória e o legado de Tabaré Vázquez”, lamentou o ex-presidente Lula, em nota. “Fomos presidentes juntos e só guardo boas memórias de sua atuação pela cooperação e integração da América do Sul”, ressaltou.

“Tabaré Vázquez foi um grande médico e político, por duas vezes presidente do Uruguai, que governou com sabedoria e competência, deixando um legado de democracia, desenvolvimento e avanços sociais no nosso querido país vizinho”, destacou.

A ex-presidente Dilma Rousseff também lamentou a morte do líder uruguaio.  “Lamento a morte de Tabaré Vázquez, líder uruguaio que muito contribuiu para a democracia e a inclusão social. Tabaré foi por duas vezes Presidente, eleito pela Frente Ampla, movimento do qual foi um dos fundadores. Seu legado permanecerá para o Uruguai e a América Latina”, afirmou Dilma em suas redes sociais.

Os senadores do PT também receberam com tristeza a notícia sobre o falecimento do ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez. O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), e os colegas de bancada Humberto Costa (PE) e Jaques Wagner (BA) usaram as redes sociais para manifestar solidariedade e lembrar a trajetória do político amigo.

Rogério ressaltou o “gigantismo” do uruguaio. “Tabaré foi o primeiro líder de esquerda eleito presidente do Uruguai depois da ditadura. Exemplo de integridade política, ética, compromisso com a América Latina e amigo do Brasil”, escreveu o líder. “Obrigado por tudo Tabaré! Sentimentos à sua família, aos amigos frente-amplistas e a todos os amigos. América Latina perde um gigante”, completou.

Humberto e Jaques também destacaram o papel “fundamental na luta por uma América Latina livre, unida e democrática” de Tabaré Vázquez. Humberto recordou que, além de político, Tabaré era médico por formação e sempre “atuou para reforçar o sentimento de amizade com o Brasil”. Jaques ofereceu “solidariedade ao povo uruguaio” e finalizou dizendo: “fará sem dúvida uma enorme falta! Tabaré, presente! ”

Os deputados federais do Partido dos Trabalhadores da mesma forma lamentaram a morte do ex-presidente uruguaio e prestaram solidariedade ao povo do país vizinho.

“TABARÉ, PRESENTE! Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez. Grande líder progressista! Vai em paz amigo Tabaré, estendo meus sentimentos de pesar à sua família e aos membros frente-amplistas”, destacou o líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) em seu Twitter.

Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) também lamentou a morte de Tabaré. “Perdemos Tabaré Vasquez, duas vezes presidente do Uruguai pela Frente Ampla. Nossos profundos sentimentos ao povo Uruguaio. ”

A deputada Maria do Rosário (PT-TS) reproduziu em seu Twitter, comunicado da Frente Ampla uruguaia: “Hasta la victoria siempre Tabaré! “A las 21 hs convocamos en todo el país, a abrir puertas y ventanas de nuestros hogares y poner el texto de Mario Benedetti, musicalizado p Joan Manuel Serrat, “Defender la Alegría” y aplaudir por 5 min.”

*Com informações do Partido dos Trabalhadores.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108846 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]