Programa Universidade para Todos promove aulões virtuais preparatórios para o ENEM neste final de semana

Estudantes se preparam para ENEM com aulão de revisão promovido pelo Universidade Para Todos.
Estudantes se preparam para ENEM com aulão de revisão promovido pelo Universidade Para Todos.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) vem promovendo, de forma on-line, juntamente com as universidades parcerias (UNEB, UESC, UESB, UEFS e UFRB), atividades do Programa Universidade para Todos (UPT) voltados à preparação dos estudantes para o ingresso ao Ensino Superior. Nesta fase que antecede à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, os participantes do UPT têm seis horas diárias de estudo, de segunda a sexta-feira, com o acompanhamento não presencial de monitores, e aulões virtuais nos finais de semana.

Neste sábado (19/12/2020), por exemplo, será realizado o aulão virtual pela UNEB, às 8h30, com transmissão pelo canal youtube.com/oficialuptuneb, sobre Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Literatura. No domingo (20), pelo mesmo canal no Youtube, será promovido, às 8h30, o aulão virtual de Matemática, com o tema: Equação da vida: como a Matemática ajuda a compreender a Covid-19.  Já na segunda-feira (21), às 15h30, também por este mesmo canal, está programado o Webencontro de Formação de Monitores do UPT UNEB.

Além dos aulões on-line, as atividades do UPT também envolvem videoaulas, concurso de redação, simulados, repositório de aulas e trilhas de aprendizagem. A estudante Lindsey Laianne Barbosa, que mora no Quilombo Alagadiço, em Juazeiro, quer cursar Direito e vem acompanhando assiduamente o curso do UPT. “Está sendo motivador. No começo, achei que poderia ser difícil o aprendizado, mas estou aproveitando bastante. Os monitores são dedicados e estão ajudando os estudantes com um direcionamento sobre como estudar, organizar os resumos e ter foco para a prova desejada. Além disso, os conteúdos estão sendo bem explicados, só tenho a agradecer pelo projeto”.

A monitora Cecília Mascarenhas, que está no último semestre do curso de Letras Vernáculas, atua nos municípios de Feira de Santana, Antônio Cardoso e Distrito de Maria Quitéria e falou sobre o aprendizado do UPT. “Quando comecei a participar, eu tive a certeza que estava no lugar certo para aprender a ser professora. Sentia uma vontade enorme de retribuir à sociedade todo o conhecimento e formação que adquiri numa universidade pública. O UPT contribui de maneira essencial à juventude baiana, através dos cursos e de maneira formativa junto aos professores monitores. Estou feliz por fazer parte desta história”.

A coordenadora do UPT na Secretaria da Educação, Patrícia Machado, falou sobre o programa com a pandemia do novo Coronavírus. “O formato on-line não comprometeu a qualidade e o brilho dos nossos estudantes e monitores. As atividades seguem com as salas virtuais cheias de estudantes e com muito trabalho. Temos um calendário até a realização dos exames, então seguimos a todo vapor com as cinco universidades parceiras”.

ENEM

As provas do ENEM, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]