Operação ‘Grande Família’ cumpriu mais dois mandados de busca e apreensão; Investigação foi deflagrada pelo MPBA e Polícia Civil em Salvador e Santo Antônio de Jesus

Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagra Operação ‘Grande Família’.
Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagra Operação ‘Grande Família’.

Na manhã dessa sexta-feira (18/12/2020) foram cumpridos mais dois mandados de busca e apreensão em Salvador e no município de Santo Antônio de Jesus para desarticular um esquema de fraude fiscal com prejuízos superiores a R$ 50 milhões aos cofres públicos. Foram apreendidos um total de R$ 98,7 mil em uma residência em Santo Antônio de Jesus, além de cheques e documentos de empresas em nome de terceiros e seis aparelhos celulares. Em Salvador, houve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em um edifício de luxo na Avenida ACM, onde foram apreendidos documentos e um aparelho celular.

A Operação ‘Grande Família’, que foi deflagrada no dia 16 de dezembro, investiga empresários do setor atacadista de alimentos investigados por fraude fiscal e indícios da prática de lavagem de capitais, uma vez que foi verificada a constituição de novas empresas, entre elas holdings patrimoniais, em nome de familiares e pessoas próximas aos empresários. Participaram da ação dessa sexta-feira dois promotores de Justiça, duas delegadas e oito investigadores de polícia.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada de Salvador e cumpridos pela força-tarefa de combate à sonegação fiscal, em uma ação integrada e planejada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Fazem parte do comitê o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf), do Ministério Público estadual; a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz); a Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD), da Polícia Civil, dentre outras instituições. Os empresários estavam sendo monitorados pelos órgãos fazendários desde 2017, que remeteram um total de 15 notícias-crimes ao MP relativas ao grupo empresarial investigado.

*Com informações do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112855 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]