
Faleceu neste domingo (06/12/2020), em Salvador, o jurista João de Oliveira Maia ex-procurador Regional Eleitoral na Bahia (PRE Bahia). O enterro ocorre às 17 horas, deste domingo (6), no Cemitério Municipal de Santa Bárbara, cidade natal do jurista. Em virtude da pandemia da Covid-19, o velório será restrito à família e aos amigos próximos.
João de Oliveira Maia, nascido em 11 de outubro de 1933, começou a carreira como professor primário e foi auditor fiscal da Receita Federal. Deixou o órgão após ser aprovado no primeiro concurso do Ministério Público Federal onde atuou de 1990 a 1991 como chefe da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia. Ele foi sucedido na função por Augusto Aras, atual procurador-geral da República. O jurista ocupou, também, a função de subprocurador-geral da República, no período de 25 março de 1991 a 5 de julho de 1991. Além disso, foi professor da cadeira de Direito Tributário da Universidade Católica de Salvador até 1998.
Dono de notável saber jurídico e conhecido pela sua reputação ilibada, João Maia trilhou um caminho de sabedoria e dedicação ao Direito.
Ele deixa a viúva Hilda de Oliveira Maia; os filhos Eugênia Maia Leony, empresária; João Oliveira Maia Filho, advogado; e Isadora de Oliveira Maia, advogada; e os netos Letícia Maia Leony Campos, Leonardo Maia Leony, Isabela Rebouças Maia, João Pedro Rebouças Maia e Leandro Maia.
João Maia Filho registrou, em nome dos familiares, gratidão pelos ensinamentos de retidão e conduta ética que pautaram a vida do genitor e que serviram como fundamento na educação dos filhos, filhas, netos e netas.
Nota de pesar
O desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Salomão Resedá declarou em homenagem póstuma que:
“João de Oliveira Maia era um querido amigo de toda minha família. Na condição de juiz de Santa Bárbara, era prazeroso quando recebia-o em visitas de cortesia que me dispensava, sempre que para a sua terra retornava. Solidarizo-me com toda família, pelo passamento, certo de que a morte não é o fim, mas o começo de um novo e mais amplo estágio de vida”.
