Morre em Salvador João de Oliveira Maia ex-procurador Regional Eleitoral na Bahia

Ex-procurador Regional Eleitoral na Bahia João de Oliveira Maia ao lado de familiares.
Ex-procurador Regional Eleitoral na Bahia João de Oliveira Maia ao lado de familiares.

Faleceu neste domingo (06/12/2020), em Salvador, o jurista João de Oliveira Maia ex-procurador Regional Eleitoral na Bahia (PRE Bahia). O enterro ocorre às 17 horas, deste domingo (6), no Cemitério Municipal de Santa Bárbara, cidade natal do jurista. Em virtude da pandemia da Covid-19, o velório será restrito à família e aos amigos próximos.

João de Oliveira Maia, nascido em 11 de outubro de 1933, começou a carreira como professor primário e foi auditor fiscal da Receita Federal. Deixou o órgão após ser aprovado no primeiro concurso do Ministério Público Federal onde atuou de 1990 a 1991 como chefe da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia. Ele foi sucedido na função por Augusto Aras, atual procurador-geral da República. O jurista ocupou, também, a função de subprocurador-geral da República, no período de 25 março de 1991 a 5 de julho de 1991. Além disso, foi professor da cadeira de Direito Tributário da Universidade Católica de Salvador até 1998.

Dono de notável saber jurídico e conhecido pela sua reputação ilibada, João Maia trilhou um caminho de sabedoria e dedicação ao Direito.

Ele deixa a viúva Hilda de Oliveira Maia; os filhos Eugênia Maia Leony, empresária; João Oliveira Maia Filho, advogado; e Isadora de Oliveira Maia, advogada; e os netos Letícia Maia Leony Campos, Leonardo Maia Leony, Isabela Rebouças Maia, João Pedro Rebouças Maia e Leandro Maia.

João Maia Filho registrou, em nome dos familiares, gratidão pelos ensinamentos de retidão e conduta ética que pautaram a vida do genitor e que serviram como fundamento na educação dos filhos, filhas, netos e netas.

Nota de pesar

O desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Salomão Resedá declarou em homenagem póstuma que:

“João de Oliveira Maia era um querido amigo de toda minha família. Na condição de juiz de Santa Bárbara, era prazeroso quando recebia-o em visitas de cortesia que me dispensava, sempre que para a sua terra retornava. Solidarizo-me com toda família, pelo passamento, certo de que a morte não é o fim, mas o começo de um novo e mais amplo estágio de vida”.

Memorial do MPF registra passagem de João de Oliveira Maia como subprocurador-geral da República.
Memorial do MPF registra passagem de João de Oliveira Maia como subprocurador-geral da República.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9605 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).