Famílias da Comunidade Nova Canaã ocupam Prefeitura de Santo Antônio de Jesus e mostram realidade da falta de moradia popular

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Famílias da Comunidade Nova Canaã ocupam Prefeitura de Santo Antônio de Jesus.
Famílias da Comunidade Nova Canaã ocupam Prefeitura de Santo Antônio de Jesus.

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) encontra-se em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, a 187 km de Salvador, acompanhando mais de 100 famílias da Comunidade Nova Canaã que “lutam pelo direito à moradia. Trata-se de terreno em pasto, que antes da ocupação não tinha nenhuma função socioambiental, às margens da BA046, ao lado da subestação da Chesf em área reclamada pela Coelba. Há cerca de 100 famílias no local. Não há sentido, em plena pandemia sanitária e crise econômica lanças as famílias nas ruas”, afirma o parlamentar.

As famílias realizam na tarde desta quinta-feira (17), a ocupação da sede da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus buscando uma solução negociada para a questão. “Quero ressaltar mais uma vez que no local não havia nenhuma atividade econômica ou uso social. A ocupação foi constituída respeitando arruamento, sem becos, e de forma organizada. A alegação de que se trata de área de risco por passar uma rede de alta tensão na gleba não corresponde à verdade. A ocupação foi constituída respeitando a distância de 15 metros dos fios. Afirmamos que todas as moradias respeitam essa distância mínima”, afirma Hilton Coelho.

A situação é desesperadora e para Hilton Coelho “as famílias construíram casas e para isso se endividaram. Estão desesperadas, pois não se trata de perder apenas a área ocupada, mas também os investimentos constituídos. Assim, a reintegração de posse aumentará ainda mais a vulnerabilidade dessas famílias. Santo Antônio de Jesus é uma cidade com alto déficit habitacional com habitações em áreas irregulares e um mercado imobiliário inflacionado. O custo do aluguel é alto e compromete a renda média dos trabalhadores. Que o bom senso prevaleça e se negocie a permanência de mais de 100 famílias que não aceitam ser despejadas”, conclui.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121746 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.