Coluna de Antônio José Larangeira de 3 de dezembro de 2020

A senhora Yara Mascarenhas ladeada pelos filhos André e Vitor.
A senhora Yara Mascarenhas ladeada pelos filhos André e Vitor.

Desemprego

A população desocupada atingiu 13 milhões 763 mil pessoas em outubro, o que significa alta de 2,1%, em relação ao mês anterior e um recorde da série da Pnad Covid-19 mensal, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados. O resultado representa também crescimento de 35,9% desde o início da pesquisa em maio. A taxa de desemprego subiu de 14,0% para 14,1%, o que também é a maior da série. A força de trabalho cresceu 1,5% na comparação com setembro e alcançou 97,9 milhões em outubro. Aliás, tem muita gente fora do mercado, porque não quer trabalhar, preferencialmente, as domesticas e os de serviços gerais, pois estavam preferindo receber o auxílio emergencial do governo federal. Agora acabou. E aí?

Mulheres

O Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba, idealizado pela sambista carioca Dorina, tendo a produção nacional da Camille Siston e produção local em Salvador-Bahia da publicitária e produtora cultural Janaina Costa, é o maior movimento feminino de samba já existente. O evento calendarizado acontece anualmente desde 2018. A primeira edição do Encontro homenageou a célebre madrinha Beth carvalho, e esteve presente em 10 cidades nacionais e duas internacionais, gerando mídia espontânea, encontros interestaduais e trocas simbólicas da arte feminina. Já em 2019 o Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba homenageou a baluarte da Mangueira, Leci Brandão, e dobrou sua expansão territorial, passou a integrar 24 cidades, dentro de 19 Estados, e esteve presente em três países. Em Salvador, tivemos uma roda com 84 musicistas, cantoras, compositoras e intérpretes do samba, transformando a Praça Quincas Berro D’Água no Pelourinho em um celeiro de arte, cultura e voz feminina no samba.

Gastronomia

Reunindo alguns restaurantes que participaram dos festivais Tempero no Forte, ao longo de seus quatorze anos no destino turístico de Praia do Forte, e três anos do Tempero Bahia, em Salvador, umas das atrações da ‘Edição Especial 2020 do Tempero’ é um programa, pautado no turismo, empreendedorismo e gastronomia. Para estrelar o programa, estão confirmadas as chefs Tereza Paim, criadora e curadora do festival, e Morena Leite, veterana dos Temperos, tendo participado de quase todas as edições do Tempero no Forte e o consultor especialista em estratégias para o setor turístico e ex-secretário de turismo de Porto Seguro, Richard Alves, mediador do bate-papo.

Em cena, Tereza gravou diretamente de seu Restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, e Morena, no Restaurante Capim Santo, dentro do espaço do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Descanso

Hoje o prefeito Colbert Martins Filho estará em viagem descanso, acompanhado da sua esposa Adenilda. O seu retorno deverá ocorrer na segunda-feira.

A chef Tereza Paim, criadora e curadora do Festival Tempero.
A chef Tereza Paim, criadora e curadora do Festival Tempero.
Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]