Clown, música, circo e teatro de bonecos marcam encerramento do 13º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana

Cena do espetáculo 'A Saga de João Caixote'.
Cena do espetáculo 'A Saga de João Caixote'.

O 13º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS) ganhou formato virtual e chega ao final neste sábado (19/12/2020). Na grade, 37 apresentações de espetáculos infantis e diversas atividades formativas. Para quem ainda não participou, a programação segue intensa neste último dia, totalmente gratuita e transmitida no canal www.youtube.com/CiaCucadeTeatro.

Sábado

Às 11h – “A saga de João Caixote”, do Grupo Teatro de Bonecos Vira Toco (BA), propõe uma reflexão sobre amizade, afeto, amor, coragem, egoísmo e maldade, mostrando a importância de saber lidar com os problemas. Os irmãos Alexandre Mello, Ana Rosa e André Mello há anos criam espetáculos de bonecos juntos. Já trabalharam no Ponto de Cultura com alguns espetáculos e projetos, sendo o mais recente Cantos, Causos e Benzeduras de Sá Binidita.

“Circus A Nova Tournée”, da Cia Circo de Bonecos (SP), às 16h, traz um humor sutil e uma sequência de quadros curtos e deliciosos onde nada dá certo.No picadeiro de um cirquinho mambembe, dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados! Ovos equilibristas, Mosca dançarina, Homem Bala, O Famélico faquir, Minhocas trapezistas e o árabe e seu dromedário.Um espetáculo tão mágico quanto uma tarde no circo. A Cia Circo de Bonecos é uma companhia profissional de teatro de bonecos que há 20 anos se destaca pela qualidade de seus espetáculos, pela busca constante de inovações técnicas e plásticas e pela pesquisa que reúne o jogo clownesco, animação de bonecos e a mímica.

Em “Memórias do Drama”, às 19h, do Grupo Base de Teatro (CE), duas Marias, amigas de longa data, compartilham com o público um momento repleto de alegria e afeto, revelando por meio de suas memórias, a beleza de ser dramista. O Grupo Base finca a sua pesquisa na criação cênica a partir de matrizes estéticas da tradição popular. Ao longo de sua trajetória participou de diversos festivais locais, regionais e nacionais, sendo agraciado com algumas premiações.

Para os interessados nas atividades formativas, neste sábado ainda acontece a oficina “Princípios do Mamulengo” com a Turma do Biribinha (AL), às 9h; oficina Musicarte – Trocas e experiências com objetos sonoros e instrumentos musicais, com Circo Caramba (SP) e Zé das Congas (BA), às 14h; roda de conversa “Dramas populares: Memória e resistência” com Grupo Base de Teatro (CE) e o convidado Roberval Barreto (BA), às 14h.

Em cena passaram grupos do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e, claro, Bahia, trazendo linguagens como clown, contação de histórias, música, teatro, circo, teatro de bonecos, entre outros, conduzindo os pequenos ao universo da tradição popular, poesia, ludicidade, humor e reflexão.

O Fenatifs entende a sua importância no cenário nacional de festivais para infância e juventude e apresenta uma vasta e diversa programação totalmente gratuita, agora em formato online. O Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana tem o apoio financeiro do Governo do Estado através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia – Edital Nº 25/2016, Eventos Culturais Calendarizados 2017/2019.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112854 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]