Bibliotecas virtuais disponibilizam livros gratuitos para download

Bibliotecas virtuais disponibilizam livros gratuitos para download.
Bibliotecas virtuais disponibilizam livros gratuitos para download.

Já imaginou ter uma biblioteca com centenas, milhares de livros à disposição? Na era digital buscar um clássico da Literatura ou de qualquer outra área está mais fácil do nunca. Isto porque algumas plataformas disponibilizam um conteúdo amplo e de forma gratuita para acesso a qualquer hora. Entre os exemplos estão o Domínio Público, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé e a Biblioteca Digital Mundial.

Para a estudante Renata Gondim, 18 anos, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, o acesso digital a grandes obras facilita a formação de um novo formato de leitores. “Hoje, na era virtual e com a pandemia, poucas pessoas estão indo em livrarias e bibliotecas e a plataforma virtual é uma ótima opção para quem gosta de ler, pois é possível achar uma infinidade de livros de forma gratuita sem sair do conforto e segurança da casa”.

De acordo com Alessandra Santana, coordenadora de livro e biblioteca da Secretaria Estadual da Educação, as possibilidades dos conteúdos digitais são amplas, porém é preciso ter cuidado e acessar fontes de informações confiáveis. “As bibliotecas digitais possibilitam aos estudantes acessarem livros, revistas, mapas, vídeos, literatura e informações de todas as áreas do conhecimento. No entanto, toda informação acessada requer uma avaliação cuidadosa das fontes disponibilizadas. É importante verificar a instituição que oferta o conteúdo e serviço e, na dúvida, os estudantes devem conversar com amigos leitores e seus professores. Existem diversos espaços com um conteúdo bem interessante”.

O diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, falou sobre o impacto da leitura para os estudantes. “Em tempos de Pandemia, onde o distanciamento social é a regra, nada melhor do que uma biblioteca virtual para ajudar nessa travessia. A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé de Sena, da Fundação Pedro Calmon, é um desses espaços. Lá, o estudante encontrará textos interessantíssimos sobre a história da Bahia e de fatos não menos importantes que por aqui aconteceram: a Revolta dos Búzios, a Independência do Brasil na Bahia, a Trezena da Liberdade e a Revista Bahia com História são alguns desses textos que podem contribuir para um bom estudo”, afirmou.

Confira algumas opções de acesso

Biblioteca Virtual Consuelo Pondé

http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/

Especializada em História da Bahia, seu acervo é composto de publicações digitais, obras que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores para publicação.

Domínio Público

http://www.dominiopublico.gov.br/

O acervo reúne um número expressivo de obras literárias de autores brasileiros e de outros países, como: Machado de Assis, José Alencar, Oscar Wilde, Camões, Shakespeare e José Saramago. Os livros são disponibilizados gratuitamente em PDF.

Biblioteca Digital Mundial

https://www.wdl.org/pt/about

Com um acervo focado na história, o site contém documentos e livros sobre diversos países e povos. O acesso é gratuito.

Coleção Aplauso

https://aplauso.imprensaoficial.com.br/

O espaço possui livros sobre a vida e a obra de artistas brasileiros. Os livros podem ser lidos no site ou baixados em PDF.

Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação

http://www.bocc.ubi.pt/

A biblioteca tem um acervo vasto de produções sobre cinema, cultura, comunicação social e sociedade. O acesso é gratuito.

Repositório da Universidade Federal da Bahia

https://repositorio.ufba.br/

O site contém o acervo de toda produção acadêmica da Universidade. É um espaço essencial para os que desejam aprofundar na área científica.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115142 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.