Baltazar Miranda Saraiva é empossado como desembargador eleitoral substituto no TRE Bahia

Sessão solene de posse do desembargador Baltazar Miranda Saraiva foi realizada na sede do TRE Bahia.
Sessão solene de posse do desembargador Baltazar Miranda Saraiva foi realizada na sede do TRE Bahia.

O desembargador eleitoral Baltazar Miranda Saraiva foi empossado, como substituto, à corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia nesta sexta-feira (11/12/2020), em sessão solene realizada na sede do TRE-BA, para o posto ao qual foi eleito com 39 votos, em outubro deste ano.

Na cerimônia, o desembargador afirmou seu compromisso com a Justiça Eleitoral, que considera, “mediadora do processo político e um instrumento de condução do Brasil a um patamar civilizado e democrático”. Saraiva agradeceu pelo apoio recebido na condução ao cargo e reafirmou: “Estarei a serviço desta Corte sempre que for chamado”.

O presidente do TRE-BA e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Jatahy Júnior, ressaltou a amizade com o desembargador empossado e lembrou que ambos começaram juntos na magistratura, em 1986. “Já são quase 34 anos e parece que foi ontem. De lá para cá, vossa excelência tem demonstrado que escolheu a profissão certa, a qual exerce com dedicação extrema e invejável”.

Falando em nome dos advogados que atuam no TRE-BA, Gustavo Mazzei, ex-membro do Regional baiano, afirmou que a posse era motivo de celebração, por se tratar de “um exemplo para toda a sociedade, como cidadão e como magistrado”. O advogado ainda era estagiário no Patronato de Presos e Egressos quando conheceu o magistrado. “É alguém que desde sempre desempenha sua missão com serenidade e sensibilidade e que hoje tem atuado com papel de destaque e liderança, trazendo muitas contribuições à sociedade”.

A capacidade técnica e a experiência de Baltazar Miranda foram destacadas pelo procurador eleitoral Cláudio Gusmão. “Desejo pleno sucesso no cumprimento dessa função, torcendo para que o nosso país não experimente eleições sob esse manto de pandemia, que tornou extremamente difícil uma tarefa que já é complicada. Que encontre um cenário mais favorável, o que nem por isso deixará de exigir comprometimento e responsabilidade”.

Mesa de honra

A cerimônia teve a mesa de honra composta pelo desembargador Jatahy Júnior; pelo vice-presidente do TRE-BA e Corregedor Eleitoral, desembargador Roberto Maynard Frank; pelo desembargador eleitoral cooperador Henrique Trindade; pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), desembargador eleitoral Ávio Mozar; pelo vice-diretor da EJE, desembargador eleitoral José Batista Júnior; pela desembargadora eleitoral Zandra Parada; pelo procurador regional eleitoral Cláudio Gusmão e pelo desembargador eleitoral substituto Paulo Sérgio Barbosa.

O diretor do TRE-BA, Raimundo Vieira, também esteve presente na posse.

Virtualmente, compuseram a mesa de honra o vice-governador da Bahia, João Leão, representando o governador Rui Costa; o desembargador Nilson Castelo Branco, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival Trindade; o procurador do estado, Jorge Salomão, representando o procurador geral do Estado, Paulo Moreno e o desembargador Raimundo Cafezeiro, presidente da Seção Civil de Direito Público do TJBA.

Ainda como presenças virtuais, compareceram à cerimônia a juíza Nartir Weber, presidente da presidente da Associação de Magistrados da Bahia; o desembargador eleitoral e ouvidor Freddy Pitta Lima; e os desembargadores eleitorais substitutos Carina Canguçu, Pedro Godinho e Arali Duarte.

Desembargadores Baltazar Miranda Saraiva e Jatahy Junior, presidente do TRE Bahia. Magistrado tomou posse como substituto na Corte Eleitoral para o biênio de 2020-2022.
Desembargadores Baltazar Miranda Saraiva e Jatahy Junior, presidente do TRE Bahia. Magistrado tomou posse como substituto na Corte Eleitoral para o biênio de 2020-2022.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108182 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]