Vereador exalta trabalho de ativistas de Feira de Santana no Dia da Consciência Negra

Roberto Tourinho: é realmente uma pena, que não possamos prestar as homenagens e promover os debates que O Poder Legislativo sempre cumpriu neste dia.
Roberto Tourinho: é realmente uma pena, que não possamos prestar as homenagens e promover os debates que O Poder Legislativo sempre cumpriu neste dia.

Uma das mais destacadas representantes do movimento negro na cidade, a ativista Lourdes Santana recebeu do vereador Roberto Tourinho (PSB), na Câmara Municipal, um reconhecimento por seu trabalho pela causa.

Em pronunciamento esta semana na Câmara Municipal de Feira de Santana, ele lembrou da data comemorativa pelo Dia da Consciência Negra, que transcorre nesta sexta-feira, 20 de novembro e fez referência a Lourdes, que é a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas e do Núcleo Cultural Odungê, reconhecendo-a como “baluarte da cultura negra em Feira de Santana”.

Este ano, excepcionalmente, em virtude da pandemia de COVID-19, a Câmara Municipal de Feira de Santana não realizará a sua já tradicional sessão solene para celebrar a data, lamenta Tourinho. “É realmente uma pena, que não possamos prestar as homenagens e promover os debates que O Poder Legislativo sempre cumpriu neste dia em que todos somos chamados a refletir sobre a importância do combate ao racismo e ao preconceito racial”, disse ele.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado no Brasil em 2003, mas passou a ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data de 20 de novembro foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]