Sem resultados claros, Donald Trump declara vitória nas eleições 2020 para presidente dos EUA; Joe Biden expressa confiança

Resultados parcial das Eleições 2020 para presidente dos EUA.Resultados parcial das Eleições 2020 para presidente dos EUA.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou vitória na eleição para presidente Estados Unidos da América (EUA), apesar de os resultados ainda não estarem claros e dos milhões de votos ainda não apurados, depois de seu rival, o democrata Joe Biden, afirmar confiança em vencer uma disputa que não estará resolvida até que alguns Estados completem a contagem dos votos nas próximas horas ou dias.

“Francamente, nós vencemos esta eleição”, disse Trump após alegar que venceu em vários Estados cruciais onde a apuração ainda estava em andamento.

“Isso é uma fraude contra o povo americano”, afirmou ele, sem apresentar qualquer evidência que respaldasse sua alegação. As leis eleitorais dos EUA determinam que todos os votos devem ser contados. Mais votos precisam ser apurados neste ano do que no passado, devido à grande votação por correio em meio à pandemia de coronavírus.

Trump venceu nos Estados-chave da Flórida, Ohio e Texas, afastando as esperanças de Biden de uma vitória decisiva no início da apuração, mas Biden disse que caminhava para vencer a eleição com vitórias em três Estados cruciais da região do Cinturão da Ferrugem.

Biden, de 77 anos, quer vencer nos Estados do chamado “muro azul” –Michigan, Wisconsin e Pensilvânia– que levaram Trump, de 74 anos, para a Casa Branca em 2016.

“Nos sentimos bem onde estamos”, disse Biden no Estado de Delaware, onde mora, recebendo como resposta as buzinas dos carros de apoiadores que o ouviam. “Acreditamos que estamos a caminho de vencer esta eleição.”

Trump tem repetido, sem apresentar provas, que o aumento na votação pelo correio levará a um aumento na fraude, embora especialistas em eleições afirmem que fraudes sejam raras e que a votação pelo correio é algo comum há tempos nas eleições nos Estados Unidos.

Projeção mostra Biden com 220 votos no Colégio Eleitoral contra 213 de Trump

Projeção da Edinson Research divulgada às 5h05 (horário de Brasília) mostrou o candidato democrata Joe Biden com 220 votos no Colégio Eleitoral que decide o resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos, contra 213 do atual presidente, o republicano Donald Trump.

Para vencer a eleição e chegar à Casa Branca são necessários 270 votos no Colégio Eleitoral.

*Com informações de Trevor Hunnicutt, John Whitesides, Jason Lange, Jeff Mason, Steve Holland, Susan Heavey, Katanga Johnson, Rich McKay, Tim Reid  e Lewis Krauskopf da Agência Reuters.

Votação em South Ozone Park, no Bairro Queens, em Nova Iorque, no dia da eleição para presidente dos EUA.

Votação em South Ozone Park, no Bairro Queens, em Nova Iorque, no dia da eleição para presidente dos EUA.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]