Salvador: Pelourinho recebe espetáculo contra o racismo na 2ª edição do “Desfile Manifesto Navio Negreiro”

2ª edição do 'Desfile Manifesto Navio Negreiro'.
2ª edição do 'Desfile Manifesto Navio Negreiro'.

O Monumento da Cruz Caída, Praça da Sé no Pelourinho, recebe nesse sábado (28/11/2020), às 15:30 horas, a 2ª edição do “Desfile Manifesto Navio Negreiro — tempos atuais”. O evento é uma realização da FOCUS Moda & Produções, com apoio da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA Bahia) e a União de Negros pela Igualdade (Unegro).

A entrada para o evento é gratuita, no entanto, é obrigatório o uso de trajes brancos para assistir as atividades —que serão voltadas ao teatro, seguido por um desfile de moda. A manifestação em forma de espetáculo contra o racismo, genocídio, feminicídio e intolerância religiosa, segundo o idealizador do projeto e criador da Focus Moda, Jonas Bueno, faz um paralelo entre a antiguidade e os dias atuais.

“Todo camburão existe um pouco de navio negreiro. Por isso a gente aborda o espetáculo de 1500 anos atrás aos dias de hoje, falando sobre genocídio, feminicídio, intolerância religiosa, racismo, fazendo com que o jovem se perceba nesse universo de tanta crueldade com nossos povos e corpos. A intenção do evento é sensibilizar e motivar o outro a agir diferente dentro dessa realidade que vivemos”, pontua Jonas.

Sarau Cultural “Movimente-se Negro”

Na sequência de ações, a FOCUS Moda & Produções realiza no próximo dia 5 de dezembro — sábado, às 10 horas, no Espaço Cultural Casarão das Artes (Setor 1), o sarau cultural “Movimente-se Negro”, com ações voltadas para música, dança, poesia, desfiles, cinema, teatro, sorteio, hip-hop, bate-papo, dinâmicas variadas, além do espetáculo “Na Pele Preta” e a exibição do filme “Na Quebrada” (2014).

Contra o genocídio da juventude negra, o sarau terá inscrições abertas para jovens e adolescentes no entorno dos bairros de Fazenda Coutos, Paripe e Lagoa da Paixão, com idade entre 16 e 25 anos. Após a primeira apuração, os candidatos passarão por uma seletiva interna para identificar seus potenciais e as condições sociais em que vivem.

Com foco no acolhimento, o sarau cultural promove a participação ativa dos jovens, ausente de qualquer tipo de preconceito na cooperação com as atividades e apresentações. O projeto contará também com um espaço de microfone aberto para o público que queira apresentar intervenções artísticas, a exemplo de cantos, danças ou recitais.

A caminho da 2ª edição, o “Movimente-se Negro” surge com o intuito de reforçar o diálogo artístico cultural com a juventude negra do subúrbio ferroviário de Salvador, recrutando jovens de comunidades carentes para somar às atividades ao decorrer do projeto.

A ideia, segundo Jonas Bueno, “é apresentar ações já existentes nos núcleos de arte Focus, como o ‘Desfile/Manifesto Mona Crespa’, ‘Garoto e Garota Ewá’, e o espetáculo de ‘Genocídio Negro Rei’, que em suas diversas edições levou ao público discussões de extrema importância social, falando sobre genocídio do jovem negro, luta contra o racismo, feminismo, intolerância religiosa, feminicídio e diversidade de gênero. Essa iniciativa foi idealizada a partir da necessidade de mostrar aos jovens negros e negras que existe lugar para eles no mundo da arte, onde infelizmente sempre foi um espaço de pouca representatividade”, ressalta.

Programação

O sarau cultural “Movimente-se Negro” contará com a apresentação de oficinas de turbante; grupo de rap local; prosa preta com os temas feminismo, empoderamento, saúde mental dos jovens e “mulheridade”; cinema na quadra; oficinas de dança afro, poesias e rimas.

O evento será transmitido e salvo na rede social da FOCUS Moda & Produção (Instagram) na quadra da comunidade da Lagoa da Paixão. A lotação máxima estará reduzida a 30 pessoas, respeitando as leis municipais de prevenção contra o novo coronavírus (COVID-19).

O sarau “Movimente-se Negro” é uma realização da FOCUS Moda & Produção, Terre des Hommes Schweiz e CIPÓ — Comunicação Interativa, com apoio do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA Bahia) e a União de Negros pela Igualdade (Unegro).

Agenda

O que: 2ª edição do Desfile Manifesto Navio Negreiro

Quando: 28 de novembro, às 15:30 horas

Onde: Monumento da Cruz Caída — Praça da Sé, Pelourinho;

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]