Salvador: Majur é atração do “Voltando aos Palcos” do TCA

Majur traz para o projeto “Voltando aos Palcos” o show “Ipade”, palavra em iorubá que significa “encontro”.
Majur traz para o projeto “Voltando aos Palcos” o show “Ipade”, palavra em iorubá que significa “encontro”.

No Dia Nacional da Consciência Negra, o Teatro Castro Alves (TCA) faz sua reverência com arte. Destaque da nova geração da cena musical baiana e brasileira, Majur traz para o projeto “Voltando aos Palcos” o show “Ipade”, palavra em iorubá que significa “encontro”. O espetáculo será transmitido ao vivo no dia 20 de novembro, às 20:40 horas, no canal de YouTube do TCA, na TVE Bahia e na 107.5 Educadora FM Bahia, possibilitando acesso amplo e gratuito a pessoas em todo o estado e em qualquer lugar do planeta.

Assumindo voz, violão e teclado e acompanhada de DJ com bases programadas, Majur performa o encontro consigo mesma, além do seu caminho e manifestação através das relações do seu corpo com o mundo. “Naufrago”, canção que faz parte de “Colorir” (2018), seu primeiro EP, é motivação e impulsionamento para que suas e seus admiradores se percebam através dessas experiências. Do mesmo EP, “Africaniei” retrata sua relação com as culturas baiana e afrodescendente. De “Andarilho”, seu novo single, que fala sobre afetos, até “Amarelo”, parceria com o rapper Emicida e a cantora Pablo Vittar, são retratados mantras de boas energias e coragem para alcançar novos objetivos. Para a artista, este show é literalmente um encontro: “é amor e é sobretudo cura”.

As canções de Majur reforçam sua identidade plural e cantam o amor de forma múltipla, com suingue do afro-pop. Inspirada em James Brown, Tim Maia e Fat Family, ela faz uma MPB contemporânea com toques alternativos, que misturam soul, manipulação tecnológica e claves de matrizes africanas.

Sobre o “Voltando aos Palcos”

É na Sala do Coro que o Complexo do TCA dá seu primeiro passo na retomada do uso de seus palcos. No projeto “Voltando aos Palcos”, Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto fazem shows exclusivos e os dois corpos artísticos do TCA – o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) – apresentam performances inéditas especialmente criadas para esta série, que tem transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA, na TVE Bahia e, no caso dos shows, também na 107.5 Educadora FM Bahia, de 25 de setembro a 11 de dezembro, sempre às sextas-feiras.

O “Voltando aos Palcos” se configura, assim, como uma etapa de transição nas práticas de distanciamento, sem a participação presencial do público, mas já reaquecendo os palcos do TCA. Para a sua execução, serão seguidos rígidos protocolos de segurança e saúde que evitam as transmissões da Covid-19, conforme estabelecidos pelos órgãos competentes. A curadoria dos shows, além de prezar pela qualidade artística e pelo fomento à cena musical baiana, observou formatos com número reduzido de participantes. Como resultado, o TCA oferece ao público acesso gratuito e virtual a uma programação qualificada, diversificada e com toda técnica de ponta típica das produções do Complexo.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141254 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.