Petista Zé Raimundo lidera com 40% das intenções de voto no segundo turno das Eleições 2020 em Vitória da Conquista

Deputado estadual José Raimundo Fontes (Zé Raimundo, PT) conta com o apoio do governador Rui Costa para conquista a prefeitura de Vitória da Conquista no segundo turno das Eleições 2020.
Deputado estadual José Raimundo Fontes (Zé Raimundo, PT) conta com o apoio do governador Rui Costa para conquista a prefeitura de Vitória da Conquista no segundo turno das Eleições 2020.

O deputado estadual Zé Raimundo, candidato do PT à Prefeitura de Vitória da Conquista (BA), está na frente no levantamento da Potencial Pesquisa, divulgado neste final de semana pelo jornal A Tarde. Ele obteve 40% da prefeitura do eleitorado do município, o terceiro maior do estado da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, onde a estrela vermelha do PT também brilha com a candidatura de Zé Neto. Em segundo lugar em Vitória da Conquista está o atual prefeito, Herzem Gusmão (MDB), que obteve 37% do eleitorado.

“Conquista mostrou que quer mudar. Mas quer uma mudança segura”, disse Zé Raimundo. Ele passou o final de semana em campanha aberta, pedindo votos pelas ruas da cidade em contato direto com os eleitores. O clima na cidade é de mudança. “Mas é mudança com experiência, propostas concretas e capacidade de diálogo para trabalhar lado a lado com o governo do estado”, comentou Zé Raimundo, que foi prefeito de Vitória da Conquista até 2008.

Além do governador Rui Costa (PT), que esteve esta semana na cidade, promovendo uma carreata e em contato direto com os eleitores e líderes políticos da região, também o senador Jaques Wagner (PR-BA) e deputados petistas engrossaram a campanha nos últimos dias. Na reta final, a estratégia é buscar o voto para assegurar a consagração nas urnas no próximo domingo. “A hora é de Zé Raimundo e Luciana[Oliveira, candidata a vice na chapa, indicada pelo  PCdoB]”, defende Wagner.

Apoios importantes

A situação é de empate técnico na pesquisa encomendada pelo jornal A Tarde, mas a ligeira dianteira de Zé Raimundo já havia sido detectada nas próprias urnas, em 15 de novembro. Há uma semana, Raimundo conquistou 81.721 votos (47,63%) contra 78.732 do adversário do MDB. Na última semana, começou a costurar alianças para consolidar a vitória no segundo turno. Ele já obteve o apoio de outros líderes políticos da região, como Romilson Filho, que disputou o primeiro turno pelo PP, e acertou ainda aliança de outras legendas. O petista está bem no eleitorado e vai confirmar a preferência no próximo domingo.

Pelo levantamento da Potencial Pesquisa, o índice de eleitores indecisos é de 14% e aqueles que não quiseram responder à pesquisa realizada entre 17 e 20 de novembro corresponde a 6% dos eleitores. Os que pretendem votar em branco são 3% e 1% querem anular o voto. O levantamento indicou o nível de confiança dos eleitores nas duas candidaturas. Para 97% dos eleitores de Zé Raimundo, não há possibilidade de mudança de voto. Já 95% dos eleitores de Gusmão também afirmaram que não mudarão o voto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

A disputa entre segmentos etários também está acirrada. Zé Raimundo tem a preferência de eleitores do gênero feminino, com 45% contra 35% de Gusmão. Por outro lado, o emedebista lidera entre os homens, com a preferência de 40%, contra 38% do petista. Entre jovens com idade de 16 a 24 anos, o petista se sai melhor em relação ao adversário (40% x 36%). Mas quando se trata de eleitores com 25 a 44 anos, Herzem Gusmão está à frente, com 41% contra 34% de Zé.

Registro das pesquisas

A pesquisa foi realizada em Vitória da Conquista, entre 17 e 20 de novembro, com 600 entrevistas presenciais. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o nº BA-07163/2020.

A pesquisa de Feira de Santana está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-05963/2020. Foram entrevistados 600 eleitores entre os dias 17 e 20 de novembro de 2020. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Leia +

Eleições 2020: Pesquisa do Jornal A Tarde e instituto Potencial revela liderança de Zé Neto na disputa para prefeito de Feira de Santana com 44% das intenções de voto; Colbert Martins aparece com 36%

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.