Pesquisador Wilson Gomes lança livro ‘Crônica de uma tragédia anunciada: como a extrema direita chegou ao poder’

Livro ‘Crônica de uma tragédia anunciada: como a extrema direita chegou ao poder’ é lançado pelo pesquisador Wilson Gomes. Obra apresenta análise de como a extrema-direita chegou ao poder no Brasil através da reconstituição de relatos sobre os acontecimentos que contribuíram para tal desfecho escritos no “calor” dos acontecimentos e analisados pelo olhar atento e preciso de um dos maiores pesquisadores brasileiros. O autor demostra como a chegada de Jair Bolsonaro ao poder, junto com o projeto político de extrema-direita, foi resultado de uma série de decisões tomadas por diferentes atores sociais nele envolvidos. Como o próprio título sugere: a tragédia foi anunciada.Livro ‘Crônica de uma tragédia anunciada: como a extrema direita chegou ao poder’ é lançado pelo pesquisador Wilson Gomes.


O professor, autor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Wilson Gomes lançará seu mais novo livro, ‘Crônica de uma Tragédia Anunciada: Como a Extrema Direita Chegou ao Poder”, no dia 20 de novembro, às 18 horas, pela plataforma online do YouTube e com a participação dos convidados.

Uma obra que fala de política brasileira por meio de uma coletânea de análises e comentários de política originalmente publicados no Facebook. O livro registra e acompanha o caminho por onde enveredou a política brasileira, a institucional e a das ruas (digitais e off-line), nos “anos fatais” de 2013 até as eleições de 2018, passando por escândalos políticos, protestos de massa, surgimento e desaparecimento de movimentos sociais. O livro quer ser uma contribuição para ajudar a entender um enigma que é ao mesmo tempo uma tragédia política, a saber, como determinados eventos e topografias do itinerário político nacional recente findaram por levar, surpreendentemente, um candidato conservador e da extrema-direita à Presidência da República, com todas as consequências que estamos experimentando.

De acordo com Wilson Gomes, o leitor encontrará neste livro uma crônica honesta e atenta, escrita no calor do momento em breves relatos publicados online enquanto tudo acontecia, isto é, enquanto a roda se movia, inexoravelmente, em direção ao desfecho de 2018. Os tantos e reiterados erros da esquerda, a operação Lava Jato e o lavajatismo, a formação e consolidação do sentimento antipetista e de antipolítica, e, por fim, o surgimento do bolsonarismo, são todas estações obrigatórias na via dolorosa que o país escolheu seguir e que nos trouxe até aqui.

Autor

Doutor em Filosofia (1988), há mais de 30 anos trabalhando na Universidade Federal da Bahia, há 20 anos professor titular da Faculdade de Comunicação (Facom/UFBa), pesquisador 1A do CNPq, coordenador do Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia em Democracia Digital (ICNT.DD), Wilson Gomes é autor de diversos livros, capítulos e artigos de comunicação política e política em meios digitais. É uma das principais referências nacionais nas especialidades interdisciplinares da comunicação política e democracia digital, tendo fundado instituições, como a Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), orientado algumas dezenas de dissertações e teses de doutorado, e exercido funções de gestão de Ciência e Tecnologia, como, por exemplo, a de representante de área e membro do CTC da Capes e presidente do Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão da UFBa. Wilson Gomes exerce também um reconhecido papel de intelectual público, ou de cientista que vai a público participar do debate político e disputar a interpretação dos fatos, com colunas semanais de comentário político na Rádio Metrópole (Salvador) e na revista Cult, além de falar diariamente para algumas dezenas de milhares de pessoas que o acompanham no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Editora Sagga

“Publicar a obra “Crônica de Uma Tragédia Anunciada” é de fato muito importante neste momento tão conturbado da política brasileira. É um convite ao leitor para uma avaliação de como chegamos ao nosso atual cenário político”, pontua Grimaldo Carneiro, representante da editora.

Para ele, ter o autor Wilson Gomes com a editora neste momento é ter a certeza das inúmeras reflexões que serão geradas pelo conteúdo do livro.

Pré-venda

Será realizada uma pré-venda do livro de 1º a 20 de novembro, através do site da Amazon, onde as 100 primeiras obras vendidas terão direito a um desconto e dedicatória do autor. Já o lançamento, marcado para o dia 20, às 18h, contará com uma live em que Wilson Gomes e os convidados irão debater a respeito da obra. A transmissão será ao vivo, pelo YouTube, diretamente do canal da editora Sagga, no endereço eletrônico: https://www.amazon.com.br/dp/658655506X?ref=myi_title_dp.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]