Pesquisa Datafolha aponta ascensão de Guilherme Boulos com 45% das intenções de voto para prefeito de São Paulo nas Eleições 2020

Guilherme Boulos (PSOL) e Bruno Covas (PSDB) disputam prefeitura de São Paulo no segundo turno das Eleições 2020.
Guilherme Boulos (PSOL) e Bruno Covas (PSDB) disputam prefeitura de São Paulo no segundo turno das Eleições 2020.

O Datafolha divulgou, na madrugada desta terça-feira (24/11/2020), uma pesquisa que aponta que o candidato Guilherme Boulos (PSOL) diminui a diferença para o adversário Bruno Covas (PSDB), primeiro colocado na corrida eleitoral do segundo turno em São Paulo.

Nos votos válidos, Boulos aparece com 45%, enquanto Covas tem 55%. Na pesquisa anterior — feita entre os dias 17 e 18 de novembro —, o candidato do PSOL estava com 42%. Já o candidato tucano tinha 58%.

A contagem por votos válidos, que excluem os brancos e nulos, é a forma com que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contabiliza o resultado.

A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 1.260 pessoas e a pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número SP-0985/2020.

Votos totais

Nos votos totais, que incluem os indecisos, brancos e nulos, Covas manteve-se com 48% na comparação com as duas pesquisas.

Boulos, por sua vez, subiu cinco pontos percentuais, indo de 35% para 40%. A migração dos votos, de acordo com o Datafolha, veio de eleitores que votariam em branco ou anulariam (que caíram de 13% para 9%) e indecisos (que oscilaram de 4% para 3%).

Eleições em São Paulo

São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil com quase 9 milhões de pessoas aptas a votar. Com 32.85% dos votos válidos no primeiro turno, Bruno Covas (PSDB) enfrenta Guilherme Boulos (PSOL) que teve 20.24% dos votos válidos..

Covas é prefeito da cidade desde 2018, quando assumiu após o prefeito eleito João Doria (PSDB) deixou o cargo para disputar — e ganhar — o Governo do Estado. Foi Bruno quem esteve à frente da cidade na pandemia do coronavírus.

Já Boulos ficou nacionalmente conhecido em 2018, quando foi candidato do PSOL à presidência. Conhecido por sua atuação com o MTST, ele é professor e concorre pela primeira vez ao cargo. Sua vice, Luiza Erundina, foi prefeita de São Paulo no final da década de 1980.

*Com informações do Datafolha e Yahoo Notícias.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 105698 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]