ONU promove ação alusiva ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Funcionários da ONU recuperam filmes históricos do arquivo audiovisual das Nações Unidas.Funcionários da ONU recuperam filmes históricos do arquivo audiovisual das Nações Unidas.


Este 27 de outubro é o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. O tema esse ano é “Sua janela para o mundo”.

Em mensagem sobre a data, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, disse que preservar estes recursos é “um dever para com as próximas gerações. ”

Preservação

Segundo Audrey Azoulay, “muitos documentos são perdidos, danificados ou apagados devido a negligência, práticas inadequadas de armazenamento e formatos obsoletos ou falta de meios para lê-los. ”

Para ela, “seu desaparecimento constitui uma perda lamentável para todos os povos do mundo, contra os quais a Unesco está decidida a lutar. ”

A chefe da Unesco afirmou ainda que este Dia Mundial é “uma oportunidade para redobrar os esforços na preservação de riqueza audiovisual comum, que é uma parte essencial de história compartilhada. ”

Esforços

A Unesco tem iniciativas como o Programa Memória do Mundo, que incentivam o trabalho dos profissionais da preservação e dão apoio técnico, político, social e financeiro para a salvaguarda desse patrimônio.

Sobre o tema desse ano, a agência diz que materiais audiovisuais oferecem uma janela para o mundo, permitindo “assistir a eventos em que não se pode participar, ouvir vozes do passado que não podem mais falar e criar histórias que informam e divertem. ”

Segundo a agência, a pandemia de Covid-19 expôs a necessidade urgente de acesso universal ao patrimônio documental como um recurso de conhecimento, principalmente enquanto as instituições ainda tentam reabrir suas portas ao público.

A Unesco destaca ainda a diminuição dos fundos disponíveis para arquivos, bibliotecas e museus, aumentando o risco de perda permanente do patrimônio.

Patrimônio

Para discutir esse problema, a agência organiza esta terça-feira um encontro na internet com o tema “Documentário patrimônio em risco: lacunas nas políticas de preservação digital”.

A iniciativa pretende criar um diálogo político online entre instituições de memória e outras partes interessadas para identificar lacunas políticas na preservação do patrimônio documental em risco.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]