ONU celebra Dia Mundial das Cidades realçando papel de comunidades contra a Covid-19

Centros urbanos já abrigam 55 % da população mundial, Banco Mundial.
Centros urbanos já abrigam 55 % da população mundial, Banco Mundial.

O tema do Dia Mundial das Cidades, ocorrido no sábado (31/10/2020), foi “Valorizando nossas comunidades e cidades”.

Em mensagem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que as cidades sofreram o impacto da pandemia e “o valor das comunidades foi evidenciado durante a resposta à Covid-19.”

Na terceira edição do Circuito Urbano 2020, o tema será “Cidades Pós-Covid-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”.

Centros urbanos já abrigam 55% da população mundial, Banco Mundial/Mariana Ceratti

Pandemia

Para o chefe da ONU, esta data serve para reconhecer “a contribuição extraordinária feita pelas comunidades nas cidades e vilas.”

Com a pandemia a estrangular a saúde pública e os serviços de apoio, as comunidades organizaram-se para manter seus bairros seguros e em funcionamento, trabalhando com os governos locais e nacionais para apoiar a resposta.

O secretário-geral lembrou histórias de vizinhos fazendo compras e cozinhando para os enfermos e idosos, residentes apoiando profissionais de saúde e grupos locais de voluntários e religiosos ajudando os vulneráveis.

Segundo Guterres, as áreas urbanas já abrigam 55% da população mundial e esse número deverá aumentar para 68% até 2050.

Para ele, o “mundo em rápida urbanização deve responder com eficácia a esta pandemia e preparar-se para futuros surtos de doenças infeciosas.”

Resposta

Sobre o papel das comunidades em centros urbanos, o secretário-geral disse que elas “são inovadoras, resilientes e proativas” e “desempenham um papel vital na construção de cidades sustentáveis a nível económico, social e ambiental.”

Enquanto o mundo se recupera da pandemia e trabalha na Década de Ação para o Desenvolvimento Sustentável, Guterres destaca a oportunidade de redefinir a forma como as pessoas vivem e interagem.

Segundo ele, “ação local é fundamental.” Quando as comunidades urbanas estão envolvidas na formulação de políticas e decisões, e capacitadas com recursos financeiros, os resultados são mais inclusivos e duradouros.

António Guterres termina sua mensagem com um apelo para colocar as comunidades no centro das cidades do futuro.

Evento

Para marcar a data, a ONU-Habitat organiza um evento em Nakuru, no Quênia, este sábado.

Em vários painéis, participantes de todo o mundo irão discutir temas como urbanização sustentável, reconstrução pós-pandemia e cidades africanas.

*Com informações da ONU News.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]