Fake News: Portando simulacro de fuzil, jovem desfila pelas ruas do Bairro Calabetão em Salvador e discursa sobre projeto social; Confira vídeo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Nota sobre o vídeo com jovem portando arma foi publicado no Portal da Engomadeira e foi esclarecido que trata-se de uma declaração de agradecimento.
Nota sobre o vídeo com jovem portando arma foi publicado no Portal da Engomadeira e foi esclarecido que trata-se de uma declaração de agradecimento.

Em vídeo enviado por fonte ao Jornal Grande Bahia (JGB) nesta segunda-feira (02/11/2020), jovem, de cerca de 20 anos, aparece discursando e portando simulacro de fuzil, enquanto caminha pelas ruas do Bairro Calabetão, em Salvador.

Tentando demonstrar que é querido pela população, ele saúda as pessoas e afirma que tem o projeto social.

“Alô minha comunidade linda e maravilhosa. É um prazer imenso estar na comunidade do Calabetão em Salvador. É uma galera que nos abraça, assisti e acompanha”, diz o jovem.

Na sequência, afirma, “e nós andamos assim, cheio de gente na rua”. Neste momento do vídeo, pessoas armadas com simulacros e desarmadas aparecem no segundo plano.

O jovem acrescenta, “e nós andamos assim”, então, mostra o fuzil que carrega e, completa, “tudo isso para honra e gloria do Senhor Jesus”.

Ao final, ele decalcara que “a gente anda rua como se estivesse normal [mostra mais uma vez o fuzil que carrega]. Agradeço a toda comunidade. É muito gratificante ver o povo abraçando o ‘Projeto Portal da Engomadeira’. Saiba que juntos somos mais fortes”, conclui.

Esclarecimento

Uma segunda fonte enviou o texto explicando o contexto do vídeo.

“Amigos estão circulando esse vídeo que foi gravado na comunidade do Calabetão, aonde gravamos 95% do nosso filme, esse vídeo foi gravado de um gesto de gratidão e o reconhecimento e pela participação de 100 moradores desta gravação, ficamos super alegre que fizemos esse vídeo em gesto de gratidão ao bairro, pois um dos moradores ficou satisfeito pelo reconhecimento e publicou em seus status [perfil], pois pessoas maldosa pegou esse vídeo e estão divulgando de uma forma fora de contexto, pois saibam que essa gravação foi uma gravação autorizada pela própria comunidade e foi comunicado a 48 CIPM que e responsável pela região o dia e o horário desta gravação, e você amigo que tem tanta raiva do nosso projeto e faz de tudo para denegrir a imagem deste projeto que vem com o único objetivo salvar vidas, e peço a vc amigo se receber esse vídeo no ZAP não compartilhe e ajude a combater o fakenews, pois a diretoria . Está tomando suas devidas providencias contra o fakenews e vamos processar quem fez isso então amigos não compartilhem esse vídeo da forma que está chegando em vc. São atores do projeto”.

Confira vídeo

Sobre Carlos Augusto 9669 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).