Eleições 2020: TRE Bahia decide que é regular propaganda que associa Bruno Reis a Geddel Vieira Lima

ACM Neto, Bruno Reis e Geddel Vieira Lima durante reunião política na sede do MDB de Salvador.
ACM Neto, Bruno Reis e Geddel Vieira Lima durante reunião política na sede do MDB de Salvador, ocorrida em 2013.

O colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-BA) decidiu, nesta segunda-feira (09/11/2020), por unanimidade, que é regular a propaganda da candidata do PCdoB à prefeitura de Salvador, Olívia Santana, que aponta a relação de Bruno Reis, candidato do DEM, com Geddel Vieira Lima (MDB). O Tribunal reformou uma decisão de 1º grau que havia tirado o material do ar e garantiu que ele pode voltar a ser exibido no rádio e na TV.

A propaganda de Olívia lembra que Geddel foi o responsável por indicar Bruno para ser candidato a vice-prefeito de ACM Neto (DEM), atual prefeito, nas eleições de 2016. A campanha do DEM imediatamente acionou a Justiça porque quer evitar a associação do candidato a Geddel, que é condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

“O Tribunal ajustou corretamente a decisão anterior e entendeu que a propaganda é, sim, regular, pois o fato apresentado é de conhecimento público e não representou agressão ao candidato”, explicou Vandilson Costa, advogado do Comitê Estadual do PCdoB, que atuou no caso.

A campanha de Olívia e a direção do PCdoB-BA comemoraram a “prevalência da verdade” e reafirmam que Bruno e ACM Neto têm ligações políticas com o ex-presidente do MDB, atualmente em prisão domiciliar por esconder mais de R$50 milhões num apartamento no bairro da Graça, em Salvador.

Sobre Carlos Augusto 9454 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).