Eleições 2020: Pesquisa realizada pelo Jornal A Tarde e Potencial aponta liderança de Derivaldo Pinto para prefeito de Irará

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Dados da pesquisa do Jornal A Tarde e Potencial aponta liderança de Derivaldo Pinto (PT) para prefeito em Irará, nas eleições de 2020.
Dados da pesquisa do Jornal A Tarde e Potencial aponta liderança de Derivaldo Pinto (PT) para prefeito em Irará, nas eleições de 2020.

Reportagem de Rodrigo Aguiar, publicada nesta quarta-feira (11/11/2020), apresenta dados da pesquisa de intenção de voto para prefeito de Irará, realizada pelo Jornal A Tarde e a empresa Potencial, que aponta a liderança majoritária do ex-prefeito Derivaldo Pinto (PT), com 53% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece o prefeito de Juscelino (DEM), com 30%. Na sequência, pontuam Baly (PSD), com 2%; Carlinhos (Republicanos), com 1%; enquanto Eletroguisso (PSC) tem menos de 1%. Não responderam 11% dos entrevistados e a soma de brancos e nulos é 3%.

Ao avaliar a pesquisa, Zeca Martins, diretor da Potencial, diz que o cenário é pouco comum, se tratando de um prefeito que busca a reeleição. “Não é normal um prefeito não estar em uma disputa acirrada numericamente. Politicamente, no clima da cidade, pode até estar [acirrada], mas nos números isso não é identificado”, avalia.

O índice de aprovação da gestão municipal praticamente bate com as intenções de voto de Juscelino – 31% dos entrevistados classificaram sua administração como ótima ou boa, enquanto 40% a definiram como ruim ou péssima.

Prefeito de Irará por dois mandatos, Derivaldo venceu Juscelino nos pleitos de 2008 e 2012, a última vez em disputa com apenas os dois postulantes. Em 2016, Juscelino conseguiu chegar ao seu segundo mandato na prefeitura, ao derrotar Kakal (PT). Antes, Juscelino foi prefeito de 2004 a 2008, quando perdeu para Derivaldo pela primeira vez.

A vantagem do petista é consolidada, de acordo com a pesquisa, tanto na sede quanto na zona rural do município. Conforme os dados de distribuição do eleitorado, foram realizadas 40% das entrevistas na sede e 60% na área rural. Na sede, Derivaldo tem 57% das intenções de voto, contra 30% de Juscelino, 3% de Baly e 1% de Carlinhos. Na zona rural, o ex-prefeito tem 50%, e o prefeito pontua com os mesmos 30%, seguido por Baly (2%) e Carlinhos, novamente com 1%.

O petista lidera em todos os segmentos analisados, mas suas menores vantagens em relação ao principal adversário estão entre os que têm o ensino superior completo (52% a 40%) e no grupo com renda acima de cinco salários mínimos (51% a 41%).

A pesquisa foi realizada entre 4 e 6 de novembro de 2020, com 600 entrevistas presenciais. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o nº BA 08229/2020.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]