
As Eleições 2020 em Feira de Santana entram para história por diversos motivos, dentre eles a vitória de José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT) para prefeito no primeiro turno, sob o prefeito Colbert Martins Filho (MDB), liderado do ex-prefeito José Ronaldo (DEM).
Na sequência, surge a pesquisa do Jornal A Tarde e Potencial [1], realizada no pós-primeiro turno, domingo (22/11/2020), revelando que Zé Neto lidera as intenções de voto, com 44% das menções, contra 36% do prefeito Colbert Martins.
São 20 anos de domínio do Ronaldismo em Feira de Santana e a possibilidade de mudança de poder para um partido de oposição gera agonia, ansiedade, aflição, amargura, angústia e exasperação entre os aliados do demista.
É neste contexto que aparece a vereadora não reeleita Aldney Bastos Marques (Neinha, DEM), em um momento de profunda angustia, aos gritos, apela por desesperada vitória para as forças do além.
As cenas são inesquecíveis, pela série de atos de aflição protagonizados pela edil.
Aos incautos e oportunistas da fé, a lembrança de que a política se realiza na vida material dos seres homens. São pessoas escolhendo entre os iguais aqueles que os governa.
Por vezes e por fim, é tênue a linha que separa a insanidade do desespero.
[1] A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-05963/2020
Confira vídeo