Chefe da ONU pede mais rapidez para alcançar neutralidade de carbono até 2050

António Guterres realça que mundo precisa de mais ambição em suas metas.
António Guterres realça que mundo precisa de mais ambição em suas metas.

Um crescente número de governos e empresas está se comprometendo a atingir a neutralidade de carbono até 2050, mas o mundo ainda está muito aquém dessa meta. A declaração é do secretário-geral da ONU, António Guterres.

O chefe da ONU falou por mensagem de vídeo na abertura dos Diálogos Race To Zero, ou Corrida ao Zero, uma campanha que mobiliza o apoio de empresas, cidades, regiões e investidores.

Compromisso

Guterres relatou que, até agora, a União Europeia, o Japão a Coreia do Sul e mais 110 outros países se juntaram à iniciativa. A China deve aderir até 2060, segundo ele.

O secretário-geral explica que “isso significa que 50% do Produto Interno Bruto, PIB, mundial e metade das emissões globais de dióxido de carbono estão cobertos por um compromisso. ” Além disso, o número de adesões de empresas mais que dobrou no ano passado, chegando a mais de 1,1 mil.

Mesmo assim, o mundo “ainda está longe de onde precisa estar. ”

Guterres disse que o objetivo é limitar o aumento da temperatura em 1,5º C acima dos níveis pré-industriais. E, hoje, o mundo ainda está caminhando para um aumento de pelo menos 3º C.

Iniciativa

Os diálogos Corrida ao Zero fazem parte da preparação para o aniversário de cinco anos do Acordo de Paris, em 12 de dezembro de 2020, e da Cúpula da Ambição do Clima, que será realizada nesse dia.

Os eventos serão realizados na internet, e em vários fusos horários, durante os próximos 10 dias. Mais de 100 diálogos virtuais estão programados.

As sessões cobrem os principais temas, como transporte, saúde, energia, indústria, oceanos e água e sistemas alimentares.

O chefe da ONU apelou aos participantes que trabalhem com seus parceiros para “promover, desenvolver e implementar planos de descarbonização confiáveis. ”

António Guterres disse ainda que os diálogos são um exemplo da colaboração necessária, mas avisou que, embora o mundo “esteja na direção certa, é preciso mais velocidade. ”

Segundo ele, “a janela de oportunidade está se fechando”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]