Apicultura de Santa Terezinha ganha reforço com a inauguração de unidade de beneficiamento

Inauguração da unidade de beneficiamento de frutas e de mel, do município de Santa Terezinha.
Inauguração da unidade de beneficiamento de frutas e de mel, do município de Santa Terezinha.

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (05/11/2020), a unidade de beneficiamento de frutas e de mel, do município de Santa Terezinha, localizado no Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu. A ação é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A implantação da unidade de beneficiamento de mel teve investimento da ordem de R$145,2 mil, e está beneficiando diretamente 40 famílias agricultoras filiadas à Associação dos Apicultores de Santa Terezinha. O objetivo é fortalecer agricultura familiar do município, com estruturas de produção e agroindustrialização, além de promover o acesso a tecnologias, para o incremento da produtividade e melhoria da qualidade dos produtos e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida das famílias rurais em situação de vulnerabilidade.

Durante a inauguração foi entregue, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a certificação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que viabiliza a comercialização da produção em todo o estado.

O vice-presidente da associação e apicultor José Lopes, conhecido como Zé do Mel, comemorou a chegada da unidade e da certificação, lembrando que antes a produção não era devidamente valorizada, sendo vendida avulsa, sem poder chegar às prateleiras dos mercados: “Agora temos a unidade, selo, código de barras. Isso é uma bênção e a tendência é crescer”. Ele ressaltou ainda que a expectativa é a melhor possível, pois, além da época de chuva, as famílias serão atendidas com assessoria técnica para o manejo adequado das colmeias: “Vai ser muito bom para a gente. Esperamos dobrar a produção”.

Fortalecimento da apicultura e meliponicultura

A criação racional de abelhas (apicultura – abelhas com ferrão, e meliponicultura, – abelhas sem ferrão), no estado da Bahia, é uma atividade de importância econômica e social, realizada quase 100% por agricultores familiares, cerca de 20 mil famílias. Para apoiar os sistemas produtivos da apicultura e meliponicultura, o Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), vem investindo, desde 2015, recursos da ordem de R$ 35 milhões, em 50 projetos distribuídos no estado.

As ações incluem desde a assistência técnica e extensão rural (Ater) especializada e continuada; apoio à gestão; agroindustrialização e qualificação da produção; aquisição de equipamentos e insumos, a exemplo da entrega de kits de apicultura; até iniciativas voltadas para o acesso ao mercado.

Participações

O evento contou com a presença de Libanilson Braga, coordenador da CAR/SDR, e Salomão Danilo, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), que atuam no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Itaberaba, e Maurício Bacelar, diretor geral da ADAB.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111145 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]