ALBA empossa Angelo Almeida e Josafá Ramos; Políticos assumem mandatos de deputado estadual com cassação de Targino Machado e Ewerton Carneiro

Angelo Almeida (PSB) e Josafá Ramos (Patriota) são empossados no cargo de deputado estadual.
Angelo Almeida (PSB) e Josafá Ramos (Patriota) são empossados no cargo de deputado estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal (PP), deu posse a dois novos deputados na manhã desta quinta-feira (06/11/2020). Josafá Marinho de Aguiar (Patriota) assumiu a vaga que surgiu depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do agora ex-parlamentar Ewerton Carneiro (Tom É Meu Amigo, PSL), eleito em 2018 na coligação Patriota/Rede. Angelo Almeida (PSB) foi empossado na cadeira que estava ocupada pelo ex-líder da bancada da Minoria, Targino Machado (DEM), que também teve o mandato cassado pela corte eleitoral.

A cerimônia realizada na sala da Presidência reuniu amigos, familiares e apoiadores políticos. Todos os presentes passaram por aferição de temperatura ao chegar à ALBA e seguiram as recomendações médicas para uso de máscara e álcool em gel, como forma de evitar a contaminação pelo coronavírus. Entre as autoridades que compareceram ao evento, estavam a deputada federal Lídice da Mata (PSB), o deputado estadual Vitor Bonfim (PL) e o vereador de Salvador pelo PSB, Sílvio Humberto.

O ato teve início com a leitura do compromisso feita pelos deputados, seguida da assinatura do termo de posse.

Angelo Almeida

Após obter 45.784 votos na última eleição, Angelo Almeida retorna à ALBA. “Esse é um momento importante para quem lutou tanto, para aqueles que lutaram ao nosso lado. É uma satisfação poder voltar a esta Casa muito mais fortalecido do que antes. Temos nossas preocupações, compromissos assumidos com o povo, nunca abrimos mão disso” afirmou o socialista em seu discurso de posse.

O deputado também falou de como pretende atuar mais uma vez no Legislativo. “Meu pai me ensinou que a gente não deve andar por aí abrindo a boca para falar que é honesto e correto. Isso é obrigação de todo mundo. Pautado nessa obrigação que tenho com a ética, quero dizer ao povo da Bahia, aos companheiros e companheiras, aos meus colegas, que seguirei reto, como chegamos até aqui”, frisou.

Angelo reafirmou o compromisso com os 45.784 baianos que acreditaram nele para representar a Bahia como deputado estadual.

Segundo o deputado, a luta pela construção de uma Bahia cada vez mais justa tem sido árdua e não começou agora. “Desde que assumi o primeiro mandato venho trabalhando em todo Estado. Hoje comemoramos o mandato, mas a luta é a mesma e vai continuar. Nossa vocação é cuidar de pessoas e é isso que vamos continuar fazendo, agora com mais força, mais condições para trabalhar e fazer valer, através da nossa voz, a voz da nossa gente”, disse o parlamentar.

Perfil

Angelo Mario Cerqueira de Almeida tem 56 anos, é natural de Feira de Santana, casado com Maria de Fátima Romeo, juntos têm quatro filhos. Formado em odontologia pela UFBA, ingressou na política seguindo os passos do seu pai, Tatai, ex- vereador de Feira de Santana, sua “inspiração na política”.

Como vereador em Feira de Santana, Angelo fiscalizou, protestou, dialogou, ironizou, sugeriu. Foi o parlamentar que mais aprovou projetos na sua legislatura, alguns deles ganharam destaque nacional como o da dengue e o do capacete. Por três anos consecutivos foi eleito o melhor vereador pela imprensa da cidade.

Angelo assumiu o primeiro mandato como deputado estadual em 2017. Entre suas principais ações está a criação da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência. Ainda no mandato, desenvolveu importante função de levar políticas públicas para atender necessidades dos trabalhadores da agricultura familiar, como sistemas de água e energia elétrica, através de indicação e emendas que foram ativadas pelo governador Rui Costa.

Josafá Marinho

Josafá Marinho de Aguiar, ex-coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), chega ao Parlamento baiano pela primeira vez. Nas eleições em 2018, obteve 28.520 votos. “Para mim, é uma honra receber essa missão. A honra maior não é minha, é do meu Deus, pois estamos aqui como missionários. Se estou aqui hoje, da forma como cheguei, de como fiz a minha campanha, foi porque Deus quis que neste momento fosse conceituada a Justiça”, disse o legislador recém-empossado.

Em sua fala, Aguiar fez agradecimentos e falou sobre o público que pretende defender em sua atuação política. “Nesse momento, quero agradecer e dizer aos colegas que nós estaremos dedicados fazendo um trabalho diferenciado, não porque eu sou diferente, mas porque será voltado para uma categoria que precisa, são os pescadores, as marisqueiras, os agricultores”, apontou.

Presidente parabeniza

O presidente Nelson Leal deu as boas-vindas aos novos integrantes do Parlamento, dirigindo elogios aos colegas. “É uma honra para a Bahia ter deputados competentes, sérios, do quilate de vocês. Angelo já esteve aqui, deu um verdadeiro show, é um homem aguerrido, luta como poucos. É um apaixonado pelo que faz, fico muito feliz com o seu retorno. Tenho certeza que agora você veio para ficar. Meu amigo Josafá, nós nos conhecemos há muitos anos. Sei da sua forma correta e leal de ser. Por onde passou, demonstrou competência. Acredito que essa carreira que se inicia agora será longa. Você é jovem, vai ter passos maiores no futuro”, disse o chefe da ALBA.

Ex-senadora comenta

O presidente da ALBA franqueou a palavra aos novos parlamentares e, abrindo uma exceção, cedeu a palavra à ex-deputada estadual, ex-senadora, deputada federal e presidente estadual do PSB, Lídice da Mata, correligionária de Angelo Almeida.

A deputada federal Lídice da Mata, presidente do PSB Bahia, ressaltou o companheirismo de Angelo, que preside o partido em Feira de Santana. “Ele é um companheiro trabalhador, combativo e sintonizado com nosso partido, o PSB. Não tenho dúvidas que fará um excelente mandato. A Bahia ganha um grande parlamentar”, declarou a deputada.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.