Agência da ONU divulga novas regras para aviação civil durante pandemia

Indústria de aviação civil foi uma das mais afetadas pela pandemia de Covid-19.
A Organização da Aviação Civil Internacional endossou atualizações da Força-Tarefa de Recuperação da Aviação. Anunciadas no dia 9 de novembro de 2020, as ações incluem uso de máscaras, testes de temperatura, além de medidas de bem-estar e saúde mental de passageiros e tripulação.

O número equivale a uma queda de 60% e uma perda de mais de US$ 17 bilhões para o setor.

Uma recomendação é o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores do setor de aviação assim como dos passageiros.

Segurança

Na segunda-feira, a Organização da Aviação Civil Internacional, Icao na sigla em inglês, endossou as atualizações de medidas de segurança e combate à Covid-19. As ações são propostas por uma Força-Tarefa de Recuperação da Aviação com o objetivo de tranquilizar os passageiros sobre a segurança de voltar a voar.

As recomendações são implementadas e aprovadas pelos países com base em seu status médico e em prioridades específicas.

Dentre as medidas estão higiene, uso de máscaras e proteção facial, testes rápidos como aferir a temperatura dos passageiros, e emissão de declarações caso tenham passado em áreas contaminadas para rastreamento.

Dentre as medidas estão higiene, uso de máscaras e proteção facial, testes rápidos como aferir a temperatura dos passageiros, e emissão de declarações caso tenham passado em áreas contaminadas para rastreamento.

Saúde mental

Uma outra recomendação é o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores do setor de aviação assim como dos passageiros.

Para a Icao, cabe a cada país decidir sobre medidas de quarentena e como implementar protocolos adicionais de segurança e ações de mitigação.

A agência diz que a meta é apoiar os Estados-membros a coordenar, de forma regional e global, as medidas que ajudarão o setor de aviação a decolar novamente.

A Icao emite as recomendações com base no feedback recebido dos Estados e dos conselhos da Organização Mundial da Saúde.

Passageiros com máscaras e ponchos descartáveis no Aeroporto Internacional Don Mueang, em Bangcoc, Tailândia.

Recuperação

Especialistas acreditam que somente uma ação coordenada poderá ajudar a restabelecer a confiança do público no setor de aviação civil ajudando a vencer as implicações econômicas e financeiras enfrentadas desde a pandemia.

Desde março, a agência com sede em Montreal, no Canadá, está monitorando e ajudando os países a implementaram as medidas que devem levar à recuperação do setor.

Dentre as novas recomendações estão a revisão sobre a realização de testes rápidos.

No início da pandemia, a agência acreditava que a eficácia da testagem era baixa, mas com o desenvolvimento tecnológico das provas e o maior conhecimento de autoridades sobre como o vírus é transmitido, a Icao reconhece que certos testes podem ajudar a reduzir a probabilidade de transmissão da Covid-19.

Quarentena

Uma preocupação dos especialistas da força-tarefa é com a introdução de testes que possam reduzir a confiança em medidas como quarentena que restringem as viagens aéreas ou o movimento de pessoas chegando a alguns países. Com base em algumas experiências, a agência afirma que a medida serviu como desincentivo a várias categorias importantes de viagens.

Mesmo que o teste rápido não seja recomendando por todas as autoridades de saúde, ele é visto como um método de rotina de testagem e está sendo implementado desta forma por alguns países.

A Icao sugere aos Estados que realizem estes testes para seguir o manual da agência sobre riscos transfronteiriços e testagem sempre considerando que o preço do exame seja acessível aos viajantes.

A bordo

A recomendação de uso de máscaras e lavagem de mãos e higiene foi atualizada para passageiros que não podem cobrir todos o rosto incluindo crianças pequenas e indivíduos com deficiência respiratória ou outras condições médicas.

O manual traz diretrizes sobre a higiene ao entrar nas aeronaves e durante a viagem.

*Com informações da ONU News.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112868 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]