Voluntárias Sociais da Bahia inaugura em Salvador novas instalações do Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral

Fachada do Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).Fachada do Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).


Dotado de cinco salas amplas e arejadas para atendimentos de reabilitação especializada, o novo espaço do Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), em Ondina, em Salvador, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (30/10/2020). Com nome de ‘Santa Clara’, o local foi viabilizado com cerca de R$891 mil, recurso arrecadado pela segunda edição do Baile Bahia Real Masqué, promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), no dia 13 de fevereiro deste ano.

Presidente das VSBA, a primeira-dama Aline Peixoto participou da inauguração e percorreu toda a estrutura, acompanhada dos artistas Luiz Caldas e Jau.

Abrindo mão do cachê e junto com a cantora Ivete Sangalo, os artistas animaram o Baile, que teve os ingressos esgotados em fevereiro. “Nosso intuito é mobilizar e despertar o lado solidário das pessoas, ao mesmo tempo em que buscamos dar visibilidade a entidades que cuidam de quem mais precisa em nosso estado, como é o caso aqui do Núcleo”, comentou Aline.

Luiz Caldas não escondeu o orgulho que sente por ter contribuído para o surgimento do Espaço Santa Clara. “O que sinto é uma alegria fora do comum por que a gente sabe o quanto essas famílias precisam desse apoio e desse acolhimento. Aline vem fazendo esse trabalho há muito tempo e eu e meus colegas músicos, sempre que podemos, estamos junto com ela nessa corrente de amor”, celebrou.

Fundador e presidente do NACPC, o urologista Pedro Guimarães ressalta que “esse espaço é de suma importância, inclusive nesse momento de isolamento social, que pede espaços adequados, bem ventilados e dentro das normas, permitindo a ampliação do atendimento que fazemos, quando a pandemia acabar”.

O Espaço Santa Clara tem área de 350 metros quadrados, dividida entre um ambiente de acolhimento para cuidadores primários e/ou familiares; uma rampa de acesso e um jardim gramado frontal. Além disso, foi feita a pintura da fachada lateral interna e do estacionamento.

Luana Mota, mãe de Aruna Mota, de 3 anos, conta que está muito feliz. “Passamos um tempo sem poder vir aqui, por conta da pandemia, e essa nova estrutura nos anima ainda mais neste retorno”, garantiu.

Com as novas instalações, o Núcleo passa a contar com piscina coberta, já que o Espaço Santa Clara foi construído em laje pré-moldada e bem acima do equipamento aquático.

Na ocasião, a primeira-dama Aline Peixoto fez a doação de veículo zero do modelo Ka para o Núcleo. O carro será utilizado pelo setor administrativo do NACPC.

NACPC

Inaugurado em 2001, o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu com o propósito de oferecer atendimento especializado e gratuito às crianças carentes com paralisia cerebral e também a suas famílias.

O objetivo principal da entidade é atuar no processo de inclusão social e educacional da criança com paralisia cerebral, tornando-a o mais independente possível, melhorando a relação com a família e qualificando esse vínculo para que se sintam mais preparadas a participar das atividades em comunidade.

Instalações do Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).

Instalações do Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]