SAMU de Feira de Santana emite nota de esclarecimento sobre atendimento realizado na Avenida João Durval

Fachada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana.
Fachada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana.

Diferente ao que está sendo informado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esclarece que levou vinte e oito minutos para atender o ciclista Vinícius Souza Lima, após o contato com o órgão, e não duas horas depois. Ele sofreu um acidente na noite de terça-feira (29/09/2020), quando estava trafegando pela avenida João Durval Carneiro.

A equipe do SAMU foi acionada às 00h10min, saiu da base às 00h12min, chegando ao local do acidente às 00h19min. A ambulância deixou o local transportando o paciente às 00h38min, que foi levado para a UPA da Queimadinha.

Na unidade de saúde, Vinícius foi avaliado pelo médico plantonista, realizado anamnese, exame físico e indicado para uma avaliação com ortopedista, visto que se tratava de um trauma sofrido pelo paciente durante ciclismo.

Desta forma, o paciente foi encaminhado para a rede Estadual de Urgência. A Unidade de Pronto Atendimento do Estado é referência em trauma, possuindo ortopedista de plantão 24horas, diferente da UPA Queimadinha que é referenciada para demandas clínicas.

Vale salientar que, qualquer paciente que tenha necessidade de atendimento de urgência por trauma, que chegue por demanda espontânea, tem garantido o atendimento inicial de acordo com os protocolos do ATLS (Advanced trauma Life Support) e posteriormente, ele será encaminhado para unidade que possa prestar os cuidados necessários.

Respeitando o Código de Conduta interno da unidade, o SAMU reafirma o compromisso de proteger a qualidade e o desenvolvimento da vida por meio da excelência na gestão do recurso disponível em saúde.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108904 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]