Salvador: Teatro baiano integra oitava semana de programação virtual do CCBNB

Lia Franco apresenta narração do conto 'Oxum e seu mistério'.
Lia Franco apresenta narração do conto 'Oxum e seu mistério'.

A companhia soteropolitana Theatro Elementos apresenta no sábado (24/10/2020), o espetáculo infantojuvenil “Itans que encantam” com contos inspirados na cultura africana. A atração é parte da oitava semana de programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste inicia nesta quarta-feira, 21, com o espetáculo de balé “Etéreo” e a peça musical “Mamulengofolia”.

De quarta a sábado, apresentações que envolvem artes cênicas, artes visuais, música e atividades infantis serão exibidas por meio do canal Centro Cultural Banco do Nordeste no Youtube, a partir das 16h, reunindo grupos e artistas individuais dos nove estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais.

As atrações são de classificação livre e compostas por 120 projetos, selecionados via edital de chamada pública, nas modalidades “Performance artística” e “Formação”.

Confira a programação de 21 a 24 de outubro

Quarta-feira (21/10)

16 horas – Sal, menino mar em casa – Grupo de Teatro Facetas Mutretas e Outras Histórias (Natal, Rio Grande do Norte)

Peça de teatro infantil com reflexões sobre o comportamento humano e a conscientização socioambiental, abordando o descarte de lixo e suas inter-relações. O cenário, o figurino e os adereços são produzidos com materiais reciclados.

17 horas – Etéreo – Instituto de Dança Goretti Quintela (Fortaleza, Ceará)

Espetáculo em homenagem à bailarina Goretti Quintela (in memoriam), referência da dança clássica no Ceará. A performance conta com três elementos: musicalidade, expressividade e virtuosismo; exibindo domínio técnico com movimentos harmoniosos, elegância e leveza.

18 horas – Mamulengofolia – Oficarte Teatro e Cia (Russas, Ceará)

Produção inspirada na literatura de cordel, que conta a saga de Valentim e sua trupe mambembe em viagem por feiras, comprando e vendendo histórias sobre lugares remotos e tempos distantes. Em sua carroça, ele fala sobre reinos encantados, dragões, coronéis, vaqueiros e bois dançadores.

Quinta-feira (22/10)

16 horas – Videoinstrumentalismo – Valentino Kmentt (Fortaleza, Ceará)

Apresentação do artista visual Valentino Kmentt sobre a disciplina de videoinstrumentalismo, vertente do audiovisual que trabalha com criação e manipulação de imagens em tempo real, a fim de originar novas narrativas próprias.

17 horas – Histórias guardadas em casa – Ana Vitória Almeida (Fortaleza, Ceará)

Conjunto de trabalhos inspirados em textos de Ana Vitória Almeida e Yuri Marrocos. Tem como ponto de partida o estudo do corpo em locais aprisionados, incentivando o olhar para dentro de si e para o convívio com os espaços em casa.

18 horas – Fiando o cordão – Eduardo Queiroga (Recife, Pernambuco)

Curta-metragem sobre o processo de criação e produção do livro de fotografias “Cordão”, de Eduardo Queiroga. A obra ilustra a história das parteiras tradicionais, em Pernambuco, com uma narrativa pessoal e livre.

Sexta-feira (23/10)

16 horas – Raphael Costa, de casa – Raphael Costa (Recife, Pernambuco)

Performance de canções criadas pelo cantor e compositor pernambucano Raphael Costa no período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. O repertório traz músicas que dialogam com esse momento, como “Certas Incertezas”, “Amparo”, “Forte”, “Cuida”, “Assobio” e “Quand Je Chant”.

17 horas – Estúdio casa de pedra – Dudé Casado (Juazeiro do Norte, Ceará)

Integrante do cenário do rock regional, o cantor, compositor e produtor Dudé Casado transforma suas poesias em canções concisas e vibrantes, com um show que mescla rock, folk, psicodelismo e literatura de cordel.

18 horas – Cantando repente – Felipe Pereira (Natal, Rio Grande do Norte)

O artista Felipe Pereira aborda a cantoria de viola e a arte do improviso repentista, apresentando linguagem simples e transformando situações cotidianas em versos rimados.

Sábado (24/10)

16 horas – Nkala e o vento – Edivaldo Batista (Fortaleza, Ceará)

O ator e contador de histórias Edivaldo Batista utiliza da narração e de bonecos de cabaça para retratar a aventura de uma menina que vai em busca do vento, englobando referências de mitos, lendas e fábulas africanas em seu roteiro.

17 horas – Itans que encantam – Cia de Theatro Elementos (Salvador, Bahia)

A Companhia de Theatro Elementos traz contos inspirados na cultura africana e direcionados ao público infantojuvenil. Na língua iorubá, a palavra “itans” significa conjunto de mitos africanos, envolvendo rituais, danças e ensinamentos.

18 horas – Oxum e seu mistério – Lia Franco Braga (Fortaleza, Ceará)

Narração do conto “Oxum e seu mistério”, do livro OMO-OBA: Histórias de Princesas, de Kiusam de Oliveira. Conheça a história da princesinha Oxum, menina doce, determinada e guerreira

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.