Salvador: Papo para um Novo Mundo traz Bela Gil e Arilson Favareto para debater a questão agrária e a escolha dos alimentos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz anuncia evento Papo para um Novo.
Cartaz anuncia evento Papo para um Novo.

O segundo dia de programação do Papo para o Novo Mundo, evento promovido pelo Governo do Estado, trouxe para o debate o tema “Você tem fome de quê? A questão agrária e as escolhas do alimento no dia a dia”, com a participação de Bela Gil e Arilson Favareto.

O Papo para o Novo Mundo tem realizado uma série de diálogos virtuais com o objetivo de ampliar o debate de temas importantes como sustentabilidade, agroecologia, produção de alimentos saudáveis. Nesta edição, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o tema central foi a discussão sobre quadro atual da alimentação no Brasil.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do projeto Bahia Produtiva. A ação acontece em parceria com a VP Centro de Nutrição Funcional até esta sexta-feira (16), às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal SDRBahia no Youtube.

A escritora e chef de Cozinha Natural, Mestre em Ciências Gastronômicas pela Universidade do Slow Food em Pollenzo, Itália, vice-presidenta do Instituto Brasil Orgânico e apresentadora do Canal GNT, Bela Gil, afirmou que para ter uma comida saudável é preciso cuidar da terra em todos os sentidos, desde a sua distribuição quanto a sua regeneração: “É preciso cuidar do solo, que é um ser vivo, como um grande bem para que a gente possa ter uma comida saudável. Então, o tema da reforma agrária é importantíssimo”.

Bela Gil destacou ainda dois outros pontos importantes: “O aspecto social, sobre quem vai fazer, preparar essa comida, também é importante, além da educação alimentar, ecológica para que as crianças cresçam entendendo o que realmente é necessário e que vale a pena nosso investimento como consumidor, para ter um futuro mais harmônico com a natureza”.

A programação contou também com a participação de Arilson Favareto, Sociólogo, Doutor em Ciência Ambiental pela USP, Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Ele enfatizou: “Nós não podemos tratar os temas de agricultura familiar e alimentação saudável deixando de discutir o outro lado. Precisamos convencer as lideranças do Brasil que, mesmo o agronegócio brasileiro precisa fazer uma transição”.

Favareto destacou as mudanças que estão acontecendo no mundo: “Algo está mudando nos hábitos de consumo do planeta, dos investidores internacionais, dos governos, que estão colocando a questão ambiental como cláusula para acordos comerciais. Estamos em uma grande crise e pra sair e rediscutir a agricultura, questão agrária e relação com a natureza, que é fundamental, temos que fazer com que esse debate não seja alternativo, mas que contamine a corrente do debate brasileiro sobre seu futuro”.

Para fechar a segunda edição do Papo para o Novo Mundo, nesta sexta-feira (16) haverá o lançamento da Plataforma de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN Bahia Produtiva. A plataforma é um instrumento lançado pela CAR/SDR para dar visibilidade as iniciativas que promovam a garantia da segurança alimentar e nutricional de agricultores e agricultoras familiares da Bahia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113684 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]