Salvador: Igreja da Ordem Terceira do Carmo reabre espaço de peças sacras para visitantes

Interior da Ordem Terceira do Carmo (Santo Antônio Além do Carmo), em Salvador.
Interior da Ordem Terceira do Carmo (Santo Antônio Além do Carmo), em Salvador.

A Casa Forte, que guarda acervo de peças sacras da igreja da Ordem Terceira do Carmo (Santo Antônio Além do Carmo), em Salvador, foi reaberta neste domingo (18/10/202020). A reinauguração ocorreu após a missa de encerramento do tríduo preparatório para a Festa de Santa Teresa D’Ávila, que teve entre os convidados o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

“Fizemos uma melhoria nesse espaço porque ele é muito visitado, principalmente pelos turistas, que fazem questão de admirar o nosso acervo”, disse o Irmão Edval, 1º conselheiro da Ordem, que apresentou o secretário do Turismo às principais obras de arte da igreja. As peças, guardadas na Casa Forte, incluem incensórios e jarras e são conduzidas tradicionalmente na procissão da Sexta-Feira Santa.

Entre as preciosidades preservadas no templo, fundado em 1636, está uma escultura em cedro do Senhor Morto, feita pelo escravo Francisco Xavier das Chagas, no século 18. A peça mede 1,80 metros, possui articulações nos braços e reúne 2 mil fragmentos de rubi. Na procissão da Sexta-Feira da Paixão, ela é conduzida em um esquife de jacarandá e prata pelas ruas do Centro Histórico.

Outra relíquia da igreja é o órgão de tubos, fabricado no século 19. Também chama a atenção um enorme móvel de jacarandá, feito no século 18. Na sala de reuniões há uma mesa do século 19 que mede 8 metros e é dividida em seis partes. O teto do ambiente é da mesma época e utiliza pedras do Monte Carmelo. Há ainda muitas imagens antigas de grande valor artístico e histórico, como a de Santa Teresa D’Ávila, na igreja da Ordem Terceira do Carmo.

“É um acervo fascinante que muitas vezes o próprio baiano desconhece e um valioso atrativo para os turistas que passeiam pelo Centro Histórico de Salvador”, afirmou Fausto Franco, durante a visita. O espaço da Casa Forte fica aberto à visitação a partir desta segunda-feira (19), das 9h às 17h. As missas na igreja são celebradas no primeiro e terceiro domingo do mês, às 9h; as segundas e sábados, às 19h30 e, em outros dias, às 7h.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9385 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).