Salvador: Festival Zona Mundi volta com programação online

Festival culmina no último fim de semana de outubro com transmissões ao vivo de shows, entre eles o da baiana Lívia Nery e o do grupo Francisco El Hombre.
Festival culmina no último fim de semana de outubro com transmissões ao vivo de shows, entre eles o da baiana Lívia Nery e o do grupo Francisco El Hombre.

Depois de ter sido adiado no mês de março por conta da pandemia do Covid-19, o 7º Festival Zona Mundi retoma sua programação com lançamento de galeria online, já aberta à visitação, que mostra o trabalho de 10 artistas dos segmentos da vídeo-arte, vídeo-dança e games. Serão, ao todo, quatro ciclos de atividades, que acontecem no período de um mês. Os conteúdos podem ser acessados pelo site www.zonamundi.com.br em plataforma criada especialmente para o evento.

O 7º Festival Zona Mundi tem patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. A realização tem o apoio da Oi Futuro. A primeira atividade do projeto ganhou o nome de Zona Inter – fluxos e consiste numa mostra que reúne nomes de peso, da Bahia e de outros estados, quando o assunto é narrativo artísticas audiovisuais. Confira abaixo os nomes dos artistas e as técnicas que serão apresentadas.

A segunda ação acontece durante o próximo fim de semana, dias 10 e 11 (sábado e domingo), desta vez para discutir Sustentabilidade na Economia Criativa dentro do eixo de atividade intitulado HackLabs (laboratório de soluções). Com a ideia de disseminar conteúdos, estimular soluções e inspirar por meio de exemplos, a atividade tem o objetivo de alcançar, como públicos-alvo, gestores e funcionários de espaços culturais, produtores de evento e artistas empreendedores. A atividade acontece com a consultoria especializada da Aganju, com quatro encontros durante o fim de semana.

Na sequência, o festival entra no seu terceiro grupo de atividades, dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), também com quatro encontros online, buscando oferecer conhecimentos práticos e úteis para o desenvolvimento de habilidades digitais no setor criativo. A mentoria dessa atividade é de Beth Pontes, sendo ministrada por profissionais da área de tecnologia para falar sobre cada tema, oferecer dicas, instruções e ferramentas.

Já quarto fim de semana, dias 24 e 25, deve ser o mais esperado pelo grande público na programação virtual do 7º Zona Mundi. É quando acontecem transmissões ao vivo de shows de Francisco El Hombre (BR/MÉX), Livia Nery (BA), Siba (PE), Afrocidade (BA), Aeromoças e Tenistas Russa (SP), Berra Boi (PB), RadioMundi (BA), além das performances audiovisual de 1Mpar (MG)

“Enquanto no formato físico nós criamos uma experiência e construímos uma memória no público que está ali, no formato virtual nós precisamos investir numa infra-estrutura contínua, para haver fluxo e troca constantes. Então, através da Zona de Comunidades, criamos redes sociais para grupos de pensamentos, destacando as suas complementaridades para construir projetos interessantes”, comenta Vince de Mira, idealizador e coordenador do Festival Zona Mundi.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]