Roquelina é candidata a vereadora em Lauro de Freitas, com propostas de inclusão de pessoas portadoras de deficiências, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social

Roquelina é candidata a vereadora em Lauro de FreitasRoquelina é candidata a vereadora em Lauro de Freitas

Roquelina Magnólia nasceu em 1964 e se criou em Salvador – Bahia. Chegou em Lauro de Freitas há 30 anos. Logo se tornou a primeira taxista mulher da cidade, quando haviam menos de 20 táxis na cidade. Logo influenciou outra mulher a aderir a praça, e foram mais de 30 anos de labuta.

Roquelina tem 3 filhas, 2 com deficiências, o que a fez levantar a bandeira pela inclusão social dos deficientes, de maneira justa e digna. Conseguiu que uma das filhas entrasse para a UNEB — Universidade Estadual da Bahia; a outra filha, que tem Síndrome de Down, acabou sofrendo muito  por não a entenderem nas escolas, tanto particular quando pública, já que a síndrome veio associada a outras deficiências.

Com a atividade artística teatral, Roquelina realizou o sonho de juntar pessoas com ou sem deficiências em espetáculos, saraus, coral e até eventos como o ‘Mulher em Destaque’ nos palcos do Cine Teatro Lauro de Freitas e em outros espaços culturais da Bahia, como Casa da Música, na Lagoa de Abaeté e também na Casa de Angola. Através de seu empenho e determinação, conseguiu fazer uma turma de pessoas com deficiência participar de Fóruns de Cultura, Cortejos e Festas Populares no município de Lauro de Freitas.

A luta pela acessibilidade dos deficientes a espaços públicos e privados é parte do ativismo social de Roquelina, contando com parcerias de Ruth Marinho, Gildete Nascimento dentre outras pessoas que defendem a inclusão, e isso se fez necessário porque, por anos, foram enfrentadas dificuldades de mobilidade pelos integrantes do grupo de teatro que são cadeirantes, que são carregados para descer ou subir para a sala de ensaio, ou até para apresentar no palco principal, já que até hoje o Cine Teatro Lauro de Freitas não têm acessibilidade. Já foram entregues inclusive projetos de construção de rampa na ALBA — Assembleia legislativa da Bahia, mas nada ainda foi feito.

Agora, a luta de Roquelina é também por outras questões sociais e culturais e ela aceitou o desafio de candidatura a vereança de Lauro de Freitas.  A preocupação com a sustentabilidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com mulheres e meninas que vivem na periferia da cidade.  Na visão desta ativista social e cultural, se faz urgente projetos que venham incluir a todos, com socialização e empregabilidade.

Cortejo Cultural em Lauro de Freitas: Roquelina (com bebê) e a Profa. Barbara Menezes à sua esquerda

Cortejo Cultural em Lauro de Freitas: Roquelina (com bebê) e a Profa. Barbara Menezes à sua esquerda

Live da candidata Roquelina com o Prof. Juarez Bomfim

Live da candidata Roquelina com o Prof. Juarez Bomfim

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]