Projeto NAU é lançado em Salvador

Cartaz anuncia projeto NAU.Cartaz anuncia projeto NAU.

Personagens historicamente ignorados da construção social brasileira voltam ao país em uma barca com mais 11 mil espíritos para um acerto de contas. É daí que parte NAU, musical antropofágico melodramático afro-diaspórico-tupiniquim com direção de Daniel Arcades e Thiago Romero. Em fase de montagem, o projeto foi selecionado pelo edital Fábrica de Musicais – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura Municipal de Salvador, e será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (07/10/2020), durante evento transmitido ao vivo (projetonau.page.link/youtube) e realizado no Teatro Gregório de Mattos, às 16:30 horas.

Após um intervalo por conta da pandemia, o projeto foi inteiramente reformulado e agora será realizado virtualmente, por meio do portal www.projetonau.art.br. Nesse novo contexto social e cultural, a dupla de diretores propõe uma construção coletiva, aberta e participativa de um novo fazer teatral, mais empírico, experimental e compartilhado.

“Vamos contar uma história que vai além do tema da peça em si, e passa também pela forma de fazê-la. Será uma experiência. E o nosso convite é para que o público perceba como estamos descobrindo este formato e acompanhe uma espécie de making-off teatral”, explica Daniel Arcades. O musical resultante desse processo criativo está previsto para o fim do ano e unirá cenas ao vivo no palco do Teatro Gregório de Mattos e cenas gravadas previamente, em uma experiência híbrida entre as linguagens do Teatro e do Audiovisual. “Estamos trabalhando incessantemente para não fazer apenas uma adaptação do projeto, e sim para criar algo especialmente para o formato”, completa Thiago Romero.

Na programação, diversas atividades on-line, gratuitas e abertas ao público acontecem ao longo dos meses de outubro e novembro e incluem a realização de seminário, oficinas formativas em teatro e música, rodas de conversa e saraus. Para algumas atividades haverá inscrições prévias pelo próprio portal. A estreia do espetáculo está marcada para dezembro. Com realização da Via Press Comunicação e do Teatro da Queda, a montagem original contará com orientação cênica do ator da TV Globo Luiz Carlos Vasconcelos e da coreógrafa Ana Paula Bouzas, além de direção de produção de Paula Hazin.

Portal NAU

NAU será oficialmente lançado durante o Seminário ‘E o musical baiano, o que é?’, um dos eventos que compõe o calendário de ações do projeto até a estreia do espetáculo. Realizado presencialmente no Teatro Gregório de Mattos e transmitido ao vivo pelo canal oficial do projeto no YouTube, o evento marca sobretudo o lançamento e apresentação do portal NAU, ocupação virtual que vai concentrar todas as atividades do projeto. Entre as presenças pontuais confirmadas estão os diretores Daniel Arcades e Thiago Romero, alguns atores do elenco, do presidente da FGM Fernando Guerreiro, além de contribuições on-line do ator Luiz Carlos Vasconcelos e da coreógrafa Ana Paula Bouzas. O prefeito de Salvador ACM Neto também é esperado.

Após o lançamento no dia 7, que marca o primeiro dia de Seminário, o evento segue virtualmente pelos próximos dias 8 e 9 de outubro, às 19h, reunindo gestores públicos e artistas em um convite a repensar o teatro musical na Bahia.

Formação, Mobilização e Movimento

O pontapé inicial de NAU foi dado em janeiro, com o chamamento para uma oficina de imersão, que contou com cinco dias de atividades para o trabalho de corpo, voz, leitura e criação coletiva. Com inscrições abertas e gratuitas, a etapa foi um convite para aqueles interessados em fazer parte do elenco do musical.

Ao todo, foram 287 inscritos e, destes, 101 selecionados para as audições individuais e atividades de canto e grupos vocais – ministradas por Jarbas Bittencourt em parceria com Kadija Teles e Angelo Rafael – e corpo, com Edeise Gomes, Luana França e Vânia Silva. Ao final da oficina, 50 participantes compuseram a etapa de construção coletiva, conduzida pelos diretores Thiago Romero e Daniel Arcades. O elenco final do espetáculo foi conhecido virtualmente em março e inclui 15 atrizes e atores entre nomes novos e outros já conhecidos da cena baiana como Thiago Almasy, Denise Correa e Diogo Lopes.

Ainda em outubro, o projeto NAU realizará uma série de oficinas e atividades formativas em teatro orientadas por nomes importantes do cenário nacional como os atores globais Luiz Carlos Vasconcelos e Luis Miranda e a coreógrafa Ana Paula Bouzas. Em novembro, participam Elísio Lopes Jr., Jarbas Bittencourt, Moacyr Gramacho, entre outros.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]