Parque da Cidade de Salvador registra maior movimento no primeiro dia da reabertura

Após seis meses de fechamento, os parques públicos municipais reabriram.
Após seis meses de fechamento, os parques públicos municipais reabriram.

Após seis meses de fechamento, os parques públicos municipais reabriram nesta segunda-feira (28/09/2020), seguindo protocolo da Prefeitura. O movimento foi tranquilo nesses locais. Neste primeiro dia da retomada, o fluxo foi maior no Parque da Cidade, no Itaigara.

Por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a Prefeitura administra quatro grandes parques públicos. Além do equipamento no Itaigara, o mais antigo, tem ainda o dos Ventos (Boca do Rio), das Dunas (Praia do Flamengo) e Lagoa dos Pássaros (Stiep).

Esses parques podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, exceto feriados. Além do horário restrito de funcionamento, o protocolo setorial de reabertura dos equipamentos estabelece diversas normas para prevenir e combater a infecção por Covid-19 nesses locais.

Para garantir que as determinações sejam cumpridas, a Guarda Civil Municipal (GCM) está atuando durante 24 horas nessas áreas de lazer, evitando situações de violência, cuidando da preservação do patrimônio e orientando os frequentadores quanto ao uso da máscara e a necessidade de manter o distanciamento social.

Confira o que é ou não permitido nos parques

Acessos

Acessos específicos para a entrada e saída de visitantes estão sendo designados, sempre que possível, para evitar aglomerações e cruzamento de pessoas.

Medição de temperatura

Na chegada dos parques, a temperatura dos funcionários, prestadores de serviço e visitantes deve ser aferida. Quem estiver com temperatura acima de 37,5 º C deve ser direcionado para acompanhamento de saúde adequado.

Máscara

O uso da máscara é obrigatório para acesso e durante toda a permanência nos parques, inclusive durante a realização de atividades físicas.

Atividades físicas

Não são permitidas práticas esportivas coletivas, apenas esportes individuais ou em duplas, desde que todos os participantes usem máscara durante todo o período e mantenham o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

Sem aglomerações

Atividades que podem gerar aglomeração, como piqueniques, rodas de conversa, shows e visitação em grupos estão proibidas.

Equipamentos

Os equipamentos de uso compartilhado, como academia de ginástica ao ar livre, parques infantis e anfiteatro permanecem fechados.

Demarcações

Nas áreas gramadas, foram feitas marcações para garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Veículos

Só é liberado o acesso de veículos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e para o desempenho de atividades de manutenção, segurança e administrativas.

Comércio

Não é permitida a comercialização de produtos e serviços nos parques.

Higienização

Deve ser disponibilizado álcool 70% nas entradas dos parques, nos acessos aos sanitários e nas áreas de maior circulação de pessoas. Os sanitários devem dispor de pia com água, sabão, papel toalha, lixeira com tampa e acionamento por pedal. Além disso, instruções sobre a correta higienização das mãos devem ser afixadas próximo aos lavatórios.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]