Feira de Santana registra aumento no número de doadores de órgãos de janeiro a setembro de 2020

Integrante da comissão, a enfermeira Ana Andréa Pinho apresentou os números na Tribuna Livre da Câmara. Ela foi convidada pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM).
Integrante da comissão, a enfermeira Ana Andréa Pinho apresentou os números na Tribuna Livre da Câmara. Ela foi convidada pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM).

Mesmo com as restrições impostas pelo surgimento da pandemia de coronavírus, Feira de Santana demonstra crescimento em um indicador muito importante este ano: o transplante de órgãos humanos. De acordo com dados da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOT) e Organização à Procura de Órgãos (OPO), do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), o município dobrou o número de transplantes no comparativo de janeiro a setembro de 2020 com o mesmo período de 2019: 10 a 5.

Integrante da comissão, a enfermeira Ana Andréa Pinho apresentou os números na Tribuna Livre da Câmara, nesta quarta-feira (30). Ela foi convidada pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM), em vista da campanha Setembro Verde – o mês é dedicado a ações de incentivo e conscientização da importância da doação de órgãos. Este aumento, embora em um momento desfavorável, é reflexo das ações educativas e de conscientização junto à sociedade, diz a enfermeira.

Segundo ela, os números poderiam ser melhores ainda, não fosse a pandemia. “Com os novos protocolos, é preciso realizar o teste para Covid -19 do potencial doador. Mas infelizmente, muitas vezes, os familiares não querem esperar o resultado e acabam não liberando”. Durante este mês, o HGCA realiza diversas campanhas educativas sobre o tema, esclarecendo dúvidas como o diagnóstico de morte encefálica. Este ano, devido aos protocolos de prevenção contra o vírus, as campanhas foram substituídas por “lives” via internet. No Brasil, mais de 40 mil pessoas esperam na fila de transplante de órgãos. Devido à pandemia, a espera tornou-se ainda mais longa, pois houve queda de 40% no número de doações em nível nacional.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110940 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]