Feira de Santana: FUNTITEC constitui Comissão para levantamento sobre personalidades que nominam patrimônio público

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
FUNTITEC constitui Comissão para mapeamento as personalidades que nominam patrimônio público.
FUNTITEC constitui Comissão para mapeamento as personalidades que nominam patrimônio público.

Através de uma Portaria Externa, publicada no Diário Oficial do Município de Feira de Santana, foi constituída a Comissão Permanente de Estudo e Levantamento Histórico e Cultural dos patronos, nomeados em cada um dos equipamentos patrimoniais que pertencem à Fundação Cultural Egberto Costa.

Foram escolhidos para compor a Comissão: a Professora Lélia Vitor Fernandes – Presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Luiz Augusto Oliveira – Diretor de Atividades Culturais, Basílio Fernandes Fernandez – Diretor de Divisão Científica, e Ailton Pitombo – Jornalista.

As competências desta Comissão, descritas na Portaria Externa publicada no dia 21 de setembro de 2020, são: realizar levantamento documental sobre cada um dos patronos; investigar acervos sobre a trajetória de vida e suas contribuições sociais e culturais no município de Feira de Santana; catalogar material apresentado pela FUNTITEC e Arquivo Municipal; elaborar material e o enviar para tombamento.

A primeira reunião foi realizada na última sexta-feira (16/10/2020) no Casarão Olhos D’água, sede da Casa da Cultura de Feira de Santana (equipamento administrado pela Fundação Municipal Cultural Egberto Costa). Devido o estado de calamidade pública causado pela Pandemia da Covid-19, todos os protocolos sanitários foram cumpridos rigorosamente, a fim de evitar contaminação, preservando a saúde e a integridade dos membros da Comissão.

A professora e presidente da Comissão, Lélia Vitor Fernandes, destacou a importância de tal feito. Ela acredita que o registro material da história e da contribuição de cada uma das personalidades terá uma grande valia, para que sejam imortalizados e que seus feitos não se percam com o passar dos anos. Ela também citou a necessidade destas informações em cada um dos respectivos equipamentos aos quais as personalidades são patronos e patronesses.

“É de extrema importância catalogar, biografar e registrar a vida e os feitos de cada uma destas pessoas, para que o legado de cada um deles seja imortalizado e devidamente valorizado. Outro ponto a destacar é que com estas informações, poderemos disponibilizar em cada equipamento este documento, contendo a biografia de cada um dos patronos, para que os visitantes conheçam esta pessoa homenageada pelo equipamento cultural que está visitando”, afirma a professora Lélia.

Durante a primeira reunião, foram definidas as atividades para cada um dos membros da Comissão, determinando os prazos para conclusão, e realizando o agendamento de novas reuniões, para a discussão e avaliação das atividades executadas. Vale salientar que serão realizadas as reuniões de maneira presencial, seguindo os devidos protocolos sanitários; mas também haverá a possibilidade de reuniões por meio de canais eletrônicos. A escolha ficará a critério dos membros da Comissão.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122986 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.