Feira de Santana em história: Este 11 de outubro em 1959 | Por Adilson Simas

Fachada do Hospital Dom Pedro de Alcântara em outubro de 1959.
Fachada do Hospital Dom Pedro de Alcântara em outubro de 1959.

Em 1959 este 11 de outubro foi num domingo o mesmo dia que circulava o jornal semanário Gazeta do Povo. Hoje, 61 anos passados, vamos lembrar o que estava acontecendo na cidade, extraindo do antigo jornal feirense algumas das suas notícias.

Ganhou destaque na primeira página o convênio celebrado entre a Santa Casa de Misericórdia e o Governo do Estado para a instalação de um Serviço de Pronto Socorro no HDPA, com a presença do secretário de Saúde do Estado. A morte de Aloísio de Castro foi o tema do artigo assinado pelo médico Milton Marinho.

Diz ele no primeiro parágrafo: “Está de luto a Medicina e com ela as letras luso-brasileiras: faleceu o professor Aloísio de Castro, filho do homem de cultura, o grande Francisco de Castro, o Divino Mestre, o maior clínico de sua época no Brasil”. Também na primeira página a decisão do prefeito Arnold Silva, determinando o “Fechamento do Jogo do Bicho”. No texto o semanário lembra que raro era o dia em que os pontos não tinham que ir à Delegacia Regional, pois os bicheiros se negavam a pagar os prêmios.

Muito animada a “Festa da Árvore” promovida nas Escolas Reunidas General Osório no antigo bairro Usina de Algodão. O evento foi aberto pela diretora Ester Freitas e entre as inúmeras autoridades presentes, usaram da palavra o jornalista J. M. Jandiroba, juiz de direito João de Almeida Bulhões e o promotor público Osvaldo Requião.

Em nome da primeira diretoria, Noeme Carvalho Miranda e Rosa Maria Suzarte Gomes comunicaram pelo oficio nº 4-1959/60 “A fundação de um grêmio em nosso colégio, devidamente organizado e filiado a ABES, sob a denominação de Grêmio Cultural Dival Pitombo”.

Vários atos oficiais do governo do estado estão publicados na página 2 do jornal. Entre eles, o Decreto nº 6362, de 25 de setembro que “Designa a Professora Ednalva de Almeida Rolem para ter exercício na Escola Fróes da Motta, em Feira de Santana”.

Ainda entre os atos oficiais, o Decreto nº 6408 dispensando Cleusa Maria de Andrade da Função de Atendente com exercício no Colégio Estadual de Feira de Santana e o Decreto nº 6409 admitindo a Senhorita Blanca Rios Pedreira para a mesma função e no mesmo colégio.

Dono da fábrica “Pelikan”, especialista em calçados finos para senhoras, esteve na Princesa do Sertão o industrial Raimundo Soter Oliveira. “Veio a Feira de Santana visitar sua seleta freguesia e exibir os últimos modelos de sua fabricação que serão lançados nesta cidade dentro de uns trinta dias”.

Nota publicada na página 4 informa que “Realizou-se nos Armazéns da Caseb, nesta cidade, uma formidável demonstração de Luta Contra o Fogo, dos afamados extintores de incêndio marca Rondolph e Mart Incêndio Brasil, pelos competentes técnicos de afamados conhecimentos, senhores Joaquim Sá e Justino Souza”.

Outra na página 4: “Regressou do sul do país onde se encontrava há quase um mês o Sr. Walter Sarkis, proprietário do conhecido estabelecimento de modas denominado “Seda Moderna”, na Rua Sales Barbosa”. Segundo a nota realizou compras, devendo dentro de poucos dias “fazer uma exposição do que há de mais moderno em tecidos finos”.

Está na coluna o Povo Reclama: “Contra a displicência, na última segunda-feira, do Serviço de Trânsito, deixando vários caminhões horas a fio, estacionados na Avenida Senhor dos Passos, nas imediações do abrigo da praça, engarrafando o transito”. Reclama também “Contra o lixo esparramado na Praça Padre Ovídio e adjacências”.

Assinada por Aristeu Queiroz a coluna do rádio informa que “A professora Alcina Dantas está preparando a garotada para novas apresentações no programa ‘Brasil de Amanhã’. Os ouvintes terão a oportunidade de assistir também novas danças, cenas inéditas e originais”. O programa acontecia aos domingos no auditório da Rádio Cultura.

Edital assinada pelo secretário Jorge Bastos Leal, convoca a Assembléia Geral da Associação de Proteção à Infância de Feira de Santana, para reunião no dia 13 de outubro corrente, às 20 horas, no salão do Juízo, Prefeitura Municipal, tendo na ordem do dia a eleição e posse da diretoria e do conselho consultivo e a utilização e funcionamento do prédio sito á Queimadinha.

A coluna social registra os aniversariantes do dia 8 passado: Helio, filho e Cezar e Murita Veiga; Elisabeth Martins, esposa do vereador Colbert Martins; Virginia, filha de Walter Livramento e Elza Silva; Yolanda Célia, filha de Julio e Hercilia Pedreira Barreto e Dr. Luiz Welf Ferreira Vital, este pai do médico Luciano Vital.

Texto extraído de “Coisas da Cidade”, página 2: “Chamamos a preciosa atenção de certa senhora da nossa sociedade, pelo fato de todas as manhãs, acordar uma criança de menos de 10 anos, com pancadarias e gritos. Não parando o que alegamos, declinaremos o seu nome, respeitável senhora, a rua e o número da casa. Está bem? ”.

*Adilson Simas, jornalista, atua em Feira de Santana.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109863 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]