Feira de Santana em história: A cidade há 43 anos | Por Adilson Simas

Feira de Santana comemorou os 25 anos de fundação do Banco do Nordeste do Brasil, ocorrida em 19 de julho de 1952.Feira de Santana comemorou os 25 anos de fundação do Banco do Nordeste do Brasil, ocorrida em 19 de julho de 1952.

Vamos lembrar na crônica de hoje fatos que foram notícias há 43 anos, mais precisamente nos dias 20, 21 e 22 julho de 1977. Como a cidade já possuía dois diários – Folha do Norte e Feira Hoje, as notícias aqui retratadas estão nas edições que circularam naqueles dias (Adilson Simas).

Feira comemorou os 25 anos de fundação do Banco do Nordeste do Brasil, ocorrida em 19 de julho de 1952. Na sede do banco houve coquetel às 18 horas sendo condecorado com medalhas o gerente José Carlos Silveira e o prefeito Colbert Martins. Às 19 horas, sessão solene da câmara, tendo como orador oficial o vereador Alberto Oliveira.

Experiente, com participação em diversos segmentos da vida da cidade, mesmo de improviso o vereador da Arena, fez um discurso com riqueza de detalhes, sendo ouvido em silencio pela seleta platéia que ocupou todas as dependências da câmara ainda funcionando no prédio do antigo INPS.

Feita tinha razões para comemorar a data. Afinal, já em 1958, apenas sete anos após sua fundação, o BNB instalou uma agencia nesta cidade, participando assim, dos primeiros passos reais e firmes que levariam o município para o índice de progresso e desenvolvimento que de há muito exibe na Bahia.

Na quinta-feira, dia 21, foi publicado o gabarito do vestibular da UEFS que por sua vez prometeu divulgar o resultado no dia 28. No mesmo dia a edição dos jornais também publicou, enviado pela Secretaria Estadual de Educação, o resultado do concurso escrito para quem se habilitou ser professor de 1º grau.

Tendo a prefeitura anunciado com antecedência o período de 11 a 18 de setembro para a realização da V Exposição Agropecuária de Feira e I de Gado Holandês, o Gerfab, através de Paulo Pimentel, chefe da área piloto, também antecipou as medidas visando as duas mostras no Parque João Martins.

A mesa da câmara, presidida por Otaviano Campos, escalou dois vereadores – Antônio Carlos Coelho, do MDB e Alberto Oliveira, da Arena, para representarem o poder no XIV Encontro de Vereadores marcado para o período de 16 a 19 de agosto em Salvador. Entre os temas estava a Simplificação do Serviço Burocrático.

O Sindicato dos Bancários requisitou junto ao Bradesco o secretário geral da entidade, Pedro Carlos de Amorim para dar mais assistência na sede do órgão. O sindicato já tinha como diretores permanentes na entidade os bancários Rubenito José da Silva requisitado ao Banco Nacional e Luiz Gonzaga Ferreira, ao Banco Mercantil do Brasil.

O juiz da 1ª Vara Civil, Helio Vicente Lanza, autorizado pelo corregedor geral da Justiça do Estado, determinou a abertura de inscrições para o concurso de oficial de cartório de Títulos e Documentos e do Registro, com encerramento marcado para o dia 9 de agosto. Marinete Leal, oficial do Registro de Imóveis do 2º Oficio respondia pelo cartório.

No jornal que circulou no dia 20 o “Feira hoje” anunciou que além de uma edição especial abordando diversos aspectos da vida da cidade, também será lançada no dia 6 de setembro a pedra fundamental da sede própria do jornal no bairro Mochila. Vale frisar que o jornal estava funcionando em imóvel alugado na Rua Visconde do Rio Branco.

Além de um concerto com o pianista Pierre Klose marcado para a sexta-feira, 22, o Departamento de Vida Universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana confirmou para segunda-feira, dia 25, uma palestra do senador baiano Rui Santos tendo como tema “O papel da universidade”, dando prosseguimento a sua programação cultural.

Notícias que circulavam nos bastidores sobre o DERBA em Feira de Santana, foram confirmadas na edição de quarta-feira, dia 20. O engenheiro residente Benjamim Fontes foi transferido para a capital do Estado enquanto que o engenheiro Luiz Welf Vital, Diretor de Conserva, foi deslocado para a residência de Jacobina.

Sete besouros (um para cada distrito), duas patróis, um trator e uma pá carregadeira foram os novos equipamentos anunciados pelo prefeito Colbert Martins durante encontro em seu gabinete com os repórteres que cobriam o executivo. Os novos equipamentos ficariam sob o comando da Surfeira e Secretaria de Expansão Econômica.

Tendo na presidência Antônio Magalhães e como secretário Daniel Franco, a Associação dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana começou a divulgar as primeiras medidas visando a comemoração, em 19 de agosto, do Dia Mundial do Fotografo. Do programa constava a participação no Congresso marcado para São Paulo.

*Adilson Simas, jornalista, atua em Feira de Santana.

Feira de Santana comemorou os 25 anos de fundação do Banco do Nordeste do Brasil, ocorrida em 19 de julho de 1952.

Feira de Santana comemorou os 25 anos de fundação do Banco do Nordeste do Brasil, ocorrida em 19 de julho de 1952.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]