Exame para diagnóstico do câncer de mama durante campanha do Outubro Rosa será por agendamento

Fachada da Secretaria da Saúde de Feira de Santana.
Fachada da Secretaria da Saúde de Feira de Santana.

“Outubro Rosa em tempos de Covid-19”. Neste ano, o movimento contra o câncer de mama será feito de uma forma diferente pela Secretaria Municipal da Saúde. Os serviços ofertados serão por agendamento.

Segundo a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, para oferecer o melhor atendimento ao público e evitar aglomerações não haverá demanda espontânea.

Através de agendamento, as unidades de saúde do município estarão encaminhando as mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, para a realização do exame de mamografia no Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI) e no Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH).

O movimento “Outubro Rosa” visa alertar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama e a realização de exames para diagnóstico da doença.

A enfermeira Alessandra Magalhães, referência técnica em Saúde da Mulher, informa que a tradicional Corrida Pink and Blue (ação inerente ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul) não será realizada neste ano.  Entretanto, outras atividades serão promovidas nas unidades de saúde, cujas ações deverão ser estendidas até dezembro.

O câncer de mama se tornou um grave problema de saúde pública, sendo hoje uma das neoplasias malignas que mais mata mulheres no Brasil. Para 2020, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que cerca de 66.280 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no país.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106703 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]