Estudantes vão representar a Bahia no Parlamento Jovem Brasileiro na Câmara Federal

Secretário Jerônimo Rodrigues e estudantes da rede estadual da Bahia, participantes do Parlamento Jovem Brasileiro na Câmara Federal.Secretário Jerônimo Rodrigues e estudantes da rede estadual da Bahia, participantes do Parlamento Jovem Brasileiro na Câmara Federal.

Os seis estudantes baianos selecionados para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020 foram recepcionados, nesta quinta-feira (15/10/2020), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Eles estão entre os 78 jovens selecionados de todo o país que tomarão posse, com data prevista de 11 a 14 de maio de 2021, para exercer o mandato como deputados jovens durante cinco dias, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante o encontro na SEC, que foi realizado no auditório, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao novo Coronavírus, os estudantes acompanhados por familiares e orientadores tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos projetos de lei criados para ingressar no programa. Além disso, os estudantes Igor dos Anjos, Mariana Nunes e Maria Antonia Carvalho, que participaram do programa em 2019, falaram sobre as suas experiências como deputados jovens em Brasília.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, parabenizou os jovens e ressaltou a importância do programa. “Este é um programa que se complementa com a atividade pedagógica das escolas, no qual os estudantes têm a oportunidade de elaborar e debater projetos de lei de interesse deles e da sociedade brasileira. Os projetos trazem temas como meio ambiente, nome social, educação e moradores de rua. São temas estratégicos e importantes que são debatidos através deles. É a juventude fazendo o seu protagonismo vibrar no Congresso Federal”.

O estudante Elber Souza, 17, 3° ano, do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, que elaborou o projeto de lei “Pesquisas científicas nas áreas acerca dos idiomas indígenas por instituições públicas”, falou de sua expectativa com o programa. “Este é um programa muito importante, pois traz para nós, estudantes, uma maior participação na atividade legislativa, por meio da criação de projetos de lei. Sei que vamos adquirir uma experiência única e que vai favorecer muito a nossa formação como cidadãos”.

Para Igor dos Anjos, 17, 3° ano, do Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias, que foi deputado federal jovem no ano passado, a experiência obtida mudou a sua vida. “Representar a Bahia foi de extrema relevância para o meu crescimento pessoal e profissional, pois eu tive a oportunidade de levar pautas e ter meus momentos de fala como protagonista deste mundo político e do ativismo”.

Após o encontro na SEC, que também contou com a presença do coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo Bispo, os futuros deputados jovens visitaram a ALBA, onde souberam um pouco mais sobre fatos históricos, estrutura e funcionamento do órgão. No plenário, onde acontecem as sessões com todos os deputados, eles puderam sentir de perto como é ser um parlamentar.

O deputado estadual e superintendente de Assuntos Parlamentares da ALBA, Bira Corôa, destacou o impacto do programa na vida dos jovens. “O programa tem um papel importante, pois é educativo e formador, que permite que as novas gerações possam ter um olhar de dentro do funcionamento, da estrutura e do acompanhamento do Parlamento. Esses jovens vão viver uma experiência ímpar na vida deles e terão um olhar diferenciado”.

Estudantes baianos selecionados

– Elber Souza Almeida – Colégio Democrático Estadual Castro Alves – Ipupiara

– Jamily Samara Jesus Aleluia – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador

– Kauã Cerqueira Dias – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador

– Pedro Luan Santos de Sousa – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador

– Lucas Araújo Faria – Colégio Militar de Salvador

– Matheus Francisco Luquini – Colégio Militar de Salvador

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]